Pessoal eu estou 1 pouco longe de casa cerca de 1500km em SP indo pro meu estado. Estando dando carona pra 1 amigo ele percebeu que a luz do freio de mão ligava de maneira intermitente quando eu passava num quebra mola, aí ele me disse que poderia ser o fluido de freio baixo, eu olhando aparentemente está baixo, fui olhar uns vídeos e falam pra não completar pois quer dizer que o freio está com problemas, pois bem, estou longe de casa e aqui difere um pouco dos valores em minha cidade e eu estava pensando em completar até chegar em minha cidade...será que é perigoso? Falaram que pode dar entrada de ar, a única coisa q eu percebi foi quando eu mandei lavar o carro e na parte de trás parece "arranhando", no mais não percebi falhar, somente quando eu estava chegando aqui mas eu quiquei de novo e funcionou...
Quanto a essa peça ela é dessa maneira? Isso aparenta estar rachado...
[DÚVIDA] - Fluido de freio pode completar?
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Leandro, de fato não se deve completar fluido de freio... mas a frase não está completa... o certo é "não se deve completar o fluido de freio sem antes verificar a razão de ter baixado".
Se vc está em uma situação não favorável para uma verificação, completar é menos ruim do que deixar como está... mas saiba que sem analisar a causa, o risco é grande.
A causa pode ser grave, tipo um vazamento em alguma uma conexão, na pinça do dianteiro ou no burrinho traseiro... mas também pode ser um mero aviso de que suas pastilhas já estão pedindo substituição.
Seja como for, a eficiência pode estar beirando o limite e "pode" ou não funcionar num momento de grande necessidade (uma fechada, descida de serra, um animal ou transeunte na pista...).
Se de todo não for possível uma análise por um especialista, complete e siga na menor velocidade possível e quadruplique a atenção!
A propósito, qualquer luz vermelha no painel deve ser tratada com urgência, como no caso, e a luz do freio não é exclusiva do freio de mão... ela monitora o fluido do freio de pé e o acionamento do freio de mão...
Quanto a possível rachadura, não tenho como avaliar, mas ela é o menor de seus problemas.
Se vc está em uma situação não favorável para uma verificação, completar é menos ruim do que deixar como está... mas saiba que sem analisar a causa, o risco é grande.
A causa pode ser grave, tipo um vazamento em alguma uma conexão, na pinça do dianteiro ou no burrinho traseiro... mas também pode ser um mero aviso de que suas pastilhas já estão pedindo substituição.
Seja como for, a eficiência pode estar beirando o limite e "pode" ou não funcionar num momento de grande necessidade (uma fechada, descida de serra, um animal ou transeunte na pista...).
Se de todo não for possível uma análise por um especialista, complete e siga na menor velocidade possível e quadruplique a atenção!
A propósito, qualquer luz vermelha no painel deve ser tratada com urgência, como no caso, e a luz do freio não é exclusiva do freio de mão... ela monitora o fluido do freio de pé e o acionamento do freio de mão...
Quanto a possível rachadura, não tenho como avaliar, mas ela é o menor de seus problemas.
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exatamente, o sistema é fechado, então o fluido não baixa pq esta queimando, o máximo q baixa é pelo desgaste das pastilhas/lonas, isso quando tudo esta certo...
admiro a coragem, cara tem 1500kms pra rodar, por rodovias q a velocidade não é baixa, por cidades que não faltam obstáculos, e vai na coragem.....
é mais negocio você gastar pra fazer uma mínima inspeção, do q ter um prejuízo num acidente c algum inocente, ou até postes que são caros, ou quem sabe c sorte pra escapar do prejuízo financeiro morrer e não ter q pagar, deixa o preju pra um familiar que ficou vivo....
gaste alguma moeda em algum mecânico da cidade q estiver, pede pra retirar as rodas e analisar se tem indicio de vazamento externo do fluido, verifique as condições das lonas e pastilhas, o vazamento nem sempre é para fora, pode ser pra dentro do hidro vácuo, mas ao menos verá algo muito evidente, e conferir a situação das peças do freio....se não tiver nada de muito errado ou desgastado, pode seguir mais tranquilo, mas se conselho fosse bom era cobrado, igual os minutos q gastei pra escrever.....
conselho de quem já ficou sem freio a mais de 100 na cidade......estourou um cilindro de roda traseiro, e cada acionada no freio o q ainda tinha de fluido saia pelo estrago, e freio zero no carro.....
admiro a coragem, cara tem 1500kms pra rodar, por rodovias q a velocidade não é baixa, por cidades que não faltam obstáculos, e vai na coragem.....
é mais negocio você gastar pra fazer uma mínima inspeção, do q ter um prejuízo num acidente c algum inocente, ou até postes que são caros, ou quem sabe c sorte pra escapar do prejuízo financeiro morrer e não ter q pagar, deixa o preju pra um familiar que ficou vivo....
gaste alguma moeda em algum mecânico da cidade q estiver, pede pra retirar as rodas e analisar se tem indicio de vazamento externo do fluido, verifique as condições das lonas e pastilhas, o vazamento nem sempre é para fora, pode ser pra dentro do hidro vácuo, mas ao menos verá algo muito evidente, e conferir a situação das peças do freio....se não tiver nada de muito errado ou desgastado, pode seguir mais tranquilo, mas se conselho fosse bom era cobrado, igual os minutos q gastei pra escrever.....
conselho de quem já ficou sem freio a mais de 100 na cidade......estourou um cilindro de roda traseiro, e cada acionada no freio o q ainda tinha de fluido saia pelo estrago, e freio zero no carro.....
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Tô lembrando aqui... existem modelos com acionamento hidraulico da embreagem e que usam também o mesmo fluido, logo, é mais um ponto possível de vazamebto e que, acho, não ser possível uma visualização sem desmontar.
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bem lembrado, não reconheço por esse reservatório da foto, mas ainda q a derivação pra embreagem não permite o esgotamento total do fluido do reservatório, mas chegando nesse ponto a embreagem se tornaria bastante pesada, ia trabalhar sem fluido, mas de qq forma, se for o caso, ainda tem o acionador do pedal e lá no motor pra serem vistos...
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Xiii tem tanta coisa além do normal, que é só o freio...
Tem o atuador da embreagem
Tem o atuador do pedal da embreagem
Tem o ABS
Mas depende do modelo/ano, série especial...
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Era o burrinho de freio...o negócio é que realmente não gosto de deixar o carro sozinho na oficina pois já tive diversas experiências ruins...o cara dizer que trocou e NÃO trocou...pegar uma peça lá usada e colocar...fazer algo pra estourar mais lá na frente...essa oficina mesmo não curti o carro ficava lá e os caras não gostam q fico perto...saí 1 pouco já tinha 1 cara que nem concertando nada lá mexendo...fui falar o cara nem respondia se fazendo de sonso...chegando no fim da viagem o carro ficou "banbo" tipo puxando de um lado pro outro...vou levar na oficina, meu carro peguei com 20 mil rodados, todo original agora vai saber oq foi?
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pois é, não existe coisa mais chata q estar tentando trabalhar e o cliente em cima, perguntando, sugerindo, querendo ensinar o serviço.....por isso mesmo não faço serviço com cliente junto, já não é oficina de porta aberta, não faço resgate, qnd devolvo a moto, vai de volta pro cliente todas as peças usadas q troquei, não existe isso de usadinha boa, se ta boa não tem pq trocar, se ta usadinha e foi trocada é pq esta ruim, cliente nao quer levar as peças velhas pq é lixo, então vão pro lixo, na verdade pro ferro velho a 0,0000001 centavo o kg....
vc ficou em cima pra ver, e ai, qual conclusão q chegou? estava ruim mesmo? ficou em cima e foi feito direito? qual a ideia por ele estar puxando? isso é pra ver q não adianta não saber (não adianta falar q sabe, q entende, q manja, se fosse assim tinha feito sozinho em casa e ficado top) e ficar em cima enchendo a paciência de quem ta tentando trabalhar....
se por acaso estava c vazamento, não era pouco pra descer assim o fluido, isso contamina tudo q tem contato, lona, campana e vai girando e espalhando, tudo q teve um mínimo contato esta comprometido
então vou me basear q sabe, e q trocou tudo q esta relacionado ao problema, e ainda assim esta achando estranho, precisa desativar totalmente o freio nessa roda e testar se fica mais estável, se melhorar, ainda tem coisa errada nessa roda, se não mudar, é em outro lugar o novo problema q alguém plantou sem vc ver
agora imagina vc fazendo seja la o q faz da vida, e alguém na sua orelha sugerindo, dando ideia, questionando se ta certo ou não, querendo te ensinar, e o melhor, só ideias sem pé nem cabeça, pois é, assim q quem mexe no seu carro se sente tmb........ por isso trabalho de porta fechada e na minha hora livre e 99% por indicação, então já me deixa a moto e some pq sabe como trabalho, já passei por oficina dos outros q virava pra pegar chave, o cliente tava em cima tirando foto, querendo saber pq tava desmontando, pq ia trocar, se tava certo mesmo, qnd procurava chave e não achava via a chave já tava na mão do cliente, ele cutucando outra coisa na moto e querendo uma aula pra fazer e não pagar tmb, além de desconcentrar totalmente do q eu deveria estar fazendo.....
mas normal, se quer continuar assim, é um direito todo seu, já viu q não resolveu pq o carro não ficou bom
vc ficou em cima pra ver, e ai, qual conclusão q chegou? estava ruim mesmo? ficou em cima e foi feito direito? qual a ideia por ele estar puxando? isso é pra ver q não adianta não saber (não adianta falar q sabe, q entende, q manja, se fosse assim tinha feito sozinho em casa e ficado top) e ficar em cima enchendo a paciência de quem ta tentando trabalhar....
se por acaso estava c vazamento, não era pouco pra descer assim o fluido, isso contamina tudo q tem contato, lona, campana e vai girando e espalhando, tudo q teve um mínimo contato esta comprometido
então vou me basear q sabe, e q trocou tudo q esta relacionado ao problema, e ainda assim esta achando estranho, precisa desativar totalmente o freio nessa roda e testar se fica mais estável, se melhorar, ainda tem coisa errada nessa roda, se não mudar, é em outro lugar o novo problema q alguém plantou sem vc ver
agora imagina vc fazendo seja la o q faz da vida, e alguém na sua orelha sugerindo, dando ideia, questionando se ta certo ou não, querendo te ensinar, e o melhor, só ideias sem pé nem cabeça, pois é, assim q quem mexe no seu carro se sente tmb........ por isso trabalho de porta fechada e na minha hora livre e 99% por indicação, então já me deixa a moto e some pq sabe como trabalho, já passei por oficina dos outros q virava pra pegar chave, o cliente tava em cima tirando foto, querendo saber pq tava desmontando, pq ia trocar, se tava certo mesmo, qnd procurava chave e não achava via a chave já tava na mão do cliente, ele cutucando outra coisa na moto e querendo uma aula pra fazer e não pagar tmb, além de desconcentrar totalmente do q eu deveria estar fazendo.....
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Nem 8 nem 80... é tão chato para um cliente que já sofreu, como para o profissional que tem sua atenção desfocada.
O certo é devolver o veículo pronto, com as peças velhas, as justificativas e as notas fiscais. Se o cliente vai entender, querer as peças velhas e as notas, é outra história.
Como cliente, posso ser considerado um chato... pois já no início deixo claro que não sou 100% leigo, quero saber de antemão a peça a ser trocada e eu é que defino o fabricante da peça... como prestador de serviço que já fui, posso garantir que é chato mesmo ter um leigo no cangote, mas aí eu parava e dava 100% de atenção e toda explicação possível até a pessoa se mancar, pois entendo que seja um direito dela por estar pagando.
Mas pra tudo há um limite... se eu não fosse empregado, para alguns poucos clientes eu teria parado tudo e ido embora.
Mas Leandro, explica melhor sua avaliação de "bambo"... em que situação? Em retas, na direção, quando freia ?
O certo é devolver o veículo pronto, com as peças velhas, as justificativas e as notas fiscais. Se o cliente vai entender, querer as peças velhas e as notas, é outra história.
Como cliente, posso ser considerado um chato... pois já no início deixo claro que não sou 100% leigo, quero saber de antemão a peça a ser trocada e eu é que defino o fabricante da peça... como prestador de serviço que já fui, posso garantir que é chato mesmo ter um leigo no cangote, mas aí eu parava e dava 100% de atenção e toda explicação possível até a pessoa se mancar, pois entendo que seja um direito dela por estar pagando.
Mas pra tudo há um limite... se eu não fosse empregado, para alguns poucos clientes eu teria parado tudo e ido embora.
Mas Leandro, explica melhor sua avaliação de "bambo"... em que situação? Em retas, na direção, quando freia ?
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Então infelizmente não em que país em que vc vive...mas eu vivo no Brasil...e no Brasil nego quer tirar vantagem de qualquer CENSURADO...Quanto ao meu mecânico eu não fico em cima ensinando ele o que fazer...simplesmente chego na oficina falo qual o problema, ele diz o que será feito: X,Y,Z...ponto caso tenha algo fora disso é relatado por ele o motivo e pronto acabou...Agora já paguei serviço no motor q não foi feito, kit de embreagem meia boca q foi colocado como novo e por aí vai...Por isso busco profissionais com determinado perfil, agora se vc faz fechado, aberto, ou seja lá como foi e uma escolha sua, eu agora só faço dessa maneira... Em SP eu me distrai por 1 momento e havia + uma pessoa na parte da frente no protetor do cárter mexendo em algo, cheguei perguntei e ele não respondeu... Amigo o dinheiro que é gasto suado é do dono do carro, não vou dizer ficar enchendo o saco, como faz isso e aquilo, agora sim, se estiver mexendo na roda o cara vai pro motor eu já não acho bom...SemControle escreveu: ↑Sexta-feira 07 2022f Janeiro 2022 07:13:43 AM pois é, não existe coisa mais chata q estar tentando trabalhar e o cliente em cima, perguntando, sugerindo, querendo ensinar o serviço.....por isso mesmo não faço serviço com cliente junto, já não é oficina de porta aberta, não faço resgate, qnd devolvo a moto, vai de volta pro cliente todas as peças usadas q troquei, não existe isso de usadinha boa, se ta boa não tem pq trocar, se ta usadinha e foi trocada é pq esta ruim, cliente nao quer levar as peças velhas pq é lixo, então vão pro lixo, na verdade pro ferro velho a 0,0000001 centavo o kg....
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