[DÚVIDA] - Carbonização de vela
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- :: Wind ::
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- Registrado em: Terça-feira 30 2022f Agosto 2022 01:37:21 PM
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- Modelo do veiculo: CORSA SUPER 1.0 MPFI 4P
- Ano de fabricação: 1997
[DÚVIDA] - Carbonização de vela
Boa tarde galera tudo certinho? Então meu Corsa 97 mpfi super começou a falhar na hora detectei o sintomas do veículo e cheguei nas velas, só que na analise das velas eu percebi que as duas velas da ponta que vem do sentido da correia a bobina está carbonizadas ou ensopadas como alguns dizem porem as outras 2 estão queimando certinho olhei meus bicos e estão pulsando corretamente, ae vem a questão na opinião de vocês o que pode ser ?
Louco e sonhador...
Dono do (famoso beringela)
Sobre meu carro.
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Cor roxa
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- Registrado em: Sábado 12 2016f Março 2016 12:33:18 AM
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- Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
- Ano de fabricação: 1994
Pode ser lubrificante passando em excesso pelos retentores de válvulas (o mais provável) ou lubrificante que escapa pelos anéis - cilindro espelhado/sem brunimento.
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- Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
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- Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
- Ano de fabricação: 1997
Existem dois métodos que podem definir.
1 - Medir a compressão do cilindro (não confundir com taxa de compressão) - é um teste simples... basta desligar a injeção de qualquer combustível, retirar as velas e aplicar um manômetro com retenção de ponteiro (memória de máxima). Existem tabelas para todos os motores de todas as montadoras, mas não vejo este como um teste que diga muito além do que já se suspeita (no caso de defeito) ou se queira avaliar (teste rotineiro ou periódico), para maiores detalhes há necessidade de se abrir o motor e fazer outras avalaições.
2 - Teste de fuga de compressão do cilindro (alguns chama de vazão de compressão) - é um teste mais completo, que requer apenas a retirada das velas e a colocação do cilindro sob teste na condição de PMS (ponto morto superior), pois é nesta posição que as válvulas se encontram fechadas e em tese a câmara fica "lacrada". Porém há necessidade de se ter uma ferramenta pneumática (como no vídeo a seguir) ou um bom compressor que tenha dois manômetros (um da pressão interna do reservatório e outro da pressão regulada pela válvula de saída - vide foto a seguir).
O diagnóstico é dado de acordo com a saída de ar (como no vídeo), sabendo-se que fuga ZERO, é quase impossível (isso é apenas teórico), pois tanto em válvulas como anéis, haverá sempre uma pequena fuga (isto é normal), o que não ocorre para o sistema do arrefecimento, caso ocorra, há dano de junta ou desgaste por corrosão no cabeçote ou ainda uma trinca.
No vídeo não é dito, mas existe uma proporcionalidade entre a pressão injetada e a pressão que vaza... na ferramenta própria existem escalas coloridas, mas que tem correlação. Ex.: injetando-se 100Bar (manômetro da esquerda) e lendo-se 80 (no manômetro da direita), significa que está havendo uma fuga de 20% (normal)... se a leitura for de 60Bar, a perda é de 40% (ainda normal, mas no limite)...acima disso a coisa já requer atenção especial, pois o desempenho do motor já fica comprometido e a manutenção corretiva se torna evidente.
1 - Medir a compressão do cilindro (não confundir com taxa de compressão) - é um teste simples... basta desligar a injeção de qualquer combustível, retirar as velas e aplicar um manômetro com retenção de ponteiro (memória de máxima). Existem tabelas para todos os motores de todas as montadoras, mas não vejo este como um teste que diga muito além do que já se suspeita (no caso de defeito) ou se queira avaliar (teste rotineiro ou periódico), para maiores detalhes há necessidade de se abrir o motor e fazer outras avalaições.
2 - Teste de fuga de compressão do cilindro (alguns chama de vazão de compressão) - é um teste mais completo, que requer apenas a retirada das velas e a colocação do cilindro sob teste na condição de PMS (ponto morto superior), pois é nesta posição que as válvulas se encontram fechadas e em tese a câmara fica "lacrada". Porém há necessidade de se ter uma ferramenta pneumática (como no vídeo a seguir) ou um bom compressor que tenha dois manômetros (um da pressão interna do reservatório e outro da pressão regulada pela válvula de saída - vide foto a seguir).
O diagnóstico é dado de acordo com a saída de ar (como no vídeo), sabendo-se que fuga ZERO, é quase impossível (isso é apenas teórico), pois tanto em válvulas como anéis, haverá sempre uma pequena fuga (isto é normal), o que não ocorre para o sistema do arrefecimento, caso ocorra, há dano de junta ou desgaste por corrosão no cabeçote ou ainda uma trinca.
No vídeo não é dito, mas existe uma proporcionalidade entre a pressão injetada e a pressão que vaza... na ferramenta própria existem escalas coloridas, mas que tem correlação. Ex.: injetando-se 100Bar (manômetro da esquerda) e lendo-se 80 (no manômetro da direita), significa que está havendo uma fuga de 20% (normal)... se a leitura for de 60Bar, a perda é de 40% (ainda normal, mas no limite)...acima disso a coisa já requer atenção especial, pois o desempenho do motor já fica comprometido e a manutenção corretiva se torna evidente.
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