Aumento diâmetro pistões no F1 1.8
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Aumento diâmetro pistões no F1 1.8
Pessoal uma dúvida. O bloco F1 1.8 da Spin/Cobalt spe4 taxado, de 2017 pra frente, aceita aumento de cilindro? Se aguenta, até quanto da pra aumentar? Ou precisa encamisar? Quem puder ajudar, muito obrigado.
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a R/L em si do motor já não é das melhores, siga os pistões q tem disponível pra retifica mesmo
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A intencao era fazer um 1.8 com pistoes maiores e vira do 1.6, com bielas mais longas, melhorando assim o r/l do motor e ficaria mais apropriado para preparacoes. Por isso perguntei se aguentaria aumentar o diametro.
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A intencao era usar o bloco 1.8, vira 1.6, pistoes maiores e bielas mais longas. Mantendo a litragem e melhorando o r/l.
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esse motor F1 ja esta bem no limite c pouca parede, não é recomendado pela resistência e durabilidade....
fora a ideia de mudar a biela.....a linha corsa trabalha desde 1500 e bolinha c a mesma biela....mudança de biela é a q vai te trazer mais problemas, casar a parte de baixo, o pino do pistão, e o deslocamento do curso pra cima ou pra baixo, q pra baixo nao é negocio, e pra cima ja vai te obrigar a usar uma flange no bloco pra conter o curso fora do cabeçote
além de vc mudar totalmente o projeto do motor, na questão de potencia/torque
deixa pra lá essa ideia, não é nem de longe simples como se imagina essa mistura de peças, pq no fim fica mais caro q vender o carro e comprar logo um pronto como quer
fora a ideia de mudar a biela.....a linha corsa trabalha desde 1500 e bolinha c a mesma biela....mudança de biela é a q vai te trazer mais problemas, casar a parte de baixo, o pino do pistão, e o deslocamento do curso pra cima ou pra baixo, q pra baixo nao é negocio, e pra cima ja vai te obrigar a usar uma flange no bloco pra conter o curso fora do cabeçote
além de vc mudar totalmente o projeto do motor, na questão de potencia/torque
deixa pra lá essa ideia, não é nem de longe simples como se imagina essa mistura de peças, pq no fim fica mais caro q vender o carro e comprar logo um pronto como quer
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Fala gui,
Não estou dizendo que é uma ideia idiota, até porque em papel é bem interessante e tem uma galera que pensa parecido,
Mas ta parecendo muito trabalho só pra alterar o RL (que em minha opnião não é tão importante quanto outros aspectos) e como o mito, a lenda, o mestre, SemControle disse, o 1.8 já tem umas paredes de bloco bem finas...
GM F1 era só até 1.6, aqui no brasil acabaram fazendo um kit stroker e manteram o mesmo motor em linha por mais tempo (genial em minha opnião, me lasco cada vez que penso que uma doblo tem o mesmo motor do meu corsa 1.6 de 97), só que as paredes já são finas.
Se for pra investir assim imagino que queira tirar uma quantidade legal a mais de potencia, e esse bloco com parede de bambu pode trincar caso de alguma CENSURADO tipo pre detonação.
Mas ta de parabens pela ideia kkkkkkkkkk
Não estou dizendo que é uma ideia idiota, até porque em papel é bem interessante e tem uma galera que pensa parecido,
Mas ta parecendo muito trabalho só pra alterar o RL (que em minha opnião não é tão importante quanto outros aspectos) e como o mito, a lenda, o mestre, SemControle disse, o 1.8 já tem umas paredes de bloco bem finas...
GM F1 era só até 1.6, aqui no brasil acabaram fazendo um kit stroker e manteram o mesmo motor em linha por mais tempo (genial em minha opnião, me lasco cada vez que penso que uma doblo tem o mesmo motor do meu corsa 1.6 de 97), só que as paredes já são finas.
Se for pra investir assim imagino que queira tirar uma quantidade legal a mais de potencia, e esse bloco com parede de bambu pode trincar caso de alguma CENSURADO tipo pre detonação.
Mas ta de parabens pela ideia kkkkkkkkkk
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minha ideia era corrigir o RL do 1.8 mantendo a cilindrada com pistoes maiores, visando melhor performance. porém, depois de muitos cálculos, cheguei a conclusão que infelizmente nao é possivel fazer isso, primeiro porque nao tem parede suficiente e segundo porque se voce observar um f1 1.8 aberto vai perceber que os cilindros ja estao muito proximos um do outro. neste bloco o maximo que da para fazer é abrir o cilindro na retifica 81.5, que é o ultimo passe de pistao sobremedida da própria gm. com essa medida alcancaria 1.7 de volume.
para manter 1.8, necessitaria de pistao de 84mm, que seria sob medida para manter, ou até diminuir altura de compressao e assim obter um novo RL mais favoravel.
calma que vou expor todos os calculos aqui, se algum doido quiser se aventurar nessa:
situacao 1:
sem mudar o pistao, então nesse caso nao precisariamos nos preocupar com diferenca de altura de compressão. trocando o somente virabrequim para o do 1.6, seria:
80,5(Diam) x 81,5(Curso 1.6) = 414.8 x4 = 1659.2 ou 1.6592
fazendo uma estimativa da taxa de compressao
utilizando o motor mais atual, do cobalt 2018, a taxa cairia de 12.3 para aproximadamente 11.34
situacao 2:
usando a sobremedida maxima da gm de 81.5:
81.5(Diam) x 81.5(Curso 1,6) = 425.17 x 4 = 1700,68 ou 1.70068
fazendo uma estimativa da taxa de compressao
utilizando o motor mais atual, do cobalt 2018, a taxa cairia de 12.3 para aproximadamente 11.65
a diferenca do curso seria compensada na biela, neste caso teria de ser feita sob medida para esse projeto.
considerando o raio do virabrequim, ou seja, metade do curso, para calcular a diferenca entre o virabrequim do 1.8 e do 1.6
1.8 -> 88.2 : 2 = 44.1
1.6 -> 81.5 : 2 = 40.75
44.1 - 40.75 = 3.35 -> essa é a diferença que precisa ser compensada na nova biela
entao 129.75 + 3.35 = 133.1 (133mm para arredondar)
calculando o novo RL nesse caso, entao seria o raio do virabrequim dividido pelo comprimento da biela
40.75 : 133.1 = 0.3061607814
arredondando a medida p 133
40.75 : 133 = 0.3063909774
3 situacao
caso seja possivel abrir o cilindro nessa medida para adaptacao, ok? nao sou expert, entao antes de criticar, peço que leiam até o fim para tirar suas conclusoes.
estrapolando um pouco, esse foi o pistao mais proximo que achei para viabilizar adaptacao.
considerando o uso do pistao 1.6 do motor zetec rocam aspirado da afp para o campeonato marcas e pilotos
diametro externo 82,57
altura de compressao 24.84
fonte:
mantendo o uso do virabrequim do gm f1 1.6
82.57 (D) x 81.5 (Curso 1.6) = 436.41 x 4 = 1745,64 ou 1.74564
vamos calcular a biela e calcular o RL
nesse caso temos que considerar a diferenca de altura de compressao dos dois pistoes para calcular a medida da biela.
24.84 - 24.1=0.74(precisamos subtrair esse valor da medida da biela calculada acima)
133.1 - 0,74 = 132.36
RL 40.75 : 132.36 = 0.37872469
RL 40.75 : 132 = 0.3087121212
estimativa da taxa de compressao: 11.95
gostaria de saber o que acharam. abraço a todos!
para manter 1.8, necessitaria de pistao de 84mm, que seria sob medida para manter, ou até diminuir altura de compressao e assim obter um novo RL mais favoravel.
calma que vou expor todos os calculos aqui, se algum doido quiser se aventurar nessa:
situacao 1:
sem mudar o pistao, então nesse caso nao precisariamos nos preocupar com diferenca de altura de compressão. trocando o somente virabrequim para o do 1.6, seria:
80,5(Diam) x 81,5(Curso 1.6) = 414.8 x4 = 1659.2 ou 1.6592
fazendo uma estimativa da taxa de compressao
utilizando o motor mais atual, do cobalt 2018, a taxa cairia de 12.3 para aproximadamente 11.34
situacao 2:
usando a sobremedida maxima da gm de 81.5:
81.5(Diam) x 81.5(Curso 1,6) = 425.17 x 4 = 1700,68 ou 1.70068
fazendo uma estimativa da taxa de compressao
utilizando o motor mais atual, do cobalt 2018, a taxa cairia de 12.3 para aproximadamente 11.65
a diferenca do curso seria compensada na biela, neste caso teria de ser feita sob medida para esse projeto.
considerando o raio do virabrequim, ou seja, metade do curso, para calcular a diferenca entre o virabrequim do 1.8 e do 1.6
1.8 -> 88.2 : 2 = 44.1
1.6 -> 81.5 : 2 = 40.75
44.1 - 40.75 = 3.35 -> essa é a diferença que precisa ser compensada na nova biela
entao 129.75 + 3.35 = 133.1 (133mm para arredondar)
calculando o novo RL nesse caso, entao seria o raio do virabrequim dividido pelo comprimento da biela
40.75 : 133.1 = 0.3061607814
arredondando a medida p 133
40.75 : 133 = 0.3063909774
3 situacao
caso seja possivel abrir o cilindro nessa medida para adaptacao, ok? nao sou expert, entao antes de criticar, peço que leiam até o fim para tirar suas conclusoes.
estrapolando um pouco, esse foi o pistao mais proximo que achei para viabilizar adaptacao.
considerando o uso do pistao 1.6 do motor zetec rocam aspirado da afp para o campeonato marcas e pilotos
diametro externo 82,57
altura de compressao 24.84
fonte:
mantendo o uso do virabrequim do gm f1 1.6
82.57 (D) x 81.5 (Curso 1.6) = 436.41 x 4 = 1745,64 ou 1.74564
vamos calcular a biela e calcular o RL
nesse caso temos que considerar a diferenca de altura de compressao dos dois pistoes para calcular a medida da biela.
24.84 - 24.1=0.74(precisamos subtrair esse valor da medida da biela calculada acima)
133.1 - 0,74 = 132.36
RL 40.75 : 132.36 = 0.37872469
RL 40.75 : 132 = 0.3087121212
estimativa da taxa de compressao: 11.95
gostaria de saber o que acharam. abraço a todos!
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é um gasto absurdo pra mudar RL de um motor.....e a troco de q?
baixar pro vira do 1.6 é o menos custoso, mas consegue melhorar a tal RL a troco de um motor menor
começar mudar diâmetro de cilindro e curso, vc começa a alterar o comportamento geral do motor
siga c seu 1.8 original q será mais negocio....além de não gastar rios, vc segue c um motor original q pode levar em qq oficina
baixar pro vira do 1.6 é o menos custoso, mas consegue melhorar a tal RL a troco de um motor menor
começar mudar diâmetro de cilindro e curso, vc começa a alterar o comportamento geral do motor
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- RodrigoPina
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E se pegar o projeto atual, trocar eixo pelo 1.6 e rebaixar essa difereça no bloco ? Mandar plainar o bloco pode ser a solução, acharia talvez mais eficaz que alterar projeto de biela.gui1985 escreveu: ↑Quinta-feira 23 2021f Setembro 2021 12:33:38 AM minha ideia era corrigir o RL do 1.8 mantendo a cilindrada com pistoes maiores, visando melhor performance. porém, depois de muitos cálculos, cheguei a conclusão que infelizmente nao é possivel fazer isso, primeiro porque nao tem parede suficiente e segundo porque se voce observar um f1 1.8 aberto vai perceber que os cilindros ja estao muito proximos um do outro. neste bloco o maximo que da para fazer é abrir o cilindro na retifica 81.5, que é o ultimo passe de pistao sobremedida da própria gm. com essa medida alcancaria 1.7 de volume.
para manter 1.8, necessitaria de pistao de 84mm, que seria sob medida para manter, ou até diminuir altura de compressao e assim obter um novo RL mais favoravel.
calma que vou expor todos os calculos aqui, se algum doido quiser se aventurar nessa:
situacao 1:
sem mudar o pistao, então nesse caso nao precisariamos nos preocupar com diferenca de altura de compressão. trocando o somente virabrequim para o do 1.6, seria:
80,5(Diam) x 81,5(Curso 1.6) = 414.8 x4 = 1659.2 ou 1.6592
fazendo uma estimativa da taxa de compressao
utilizando o motor mais atual, do cobalt 2018, a taxa cairia de 12.3 para aproximadamente 11.34
situacao 2:
usando a sobremedida maxima da gm de 81.5:
81.5(Diam) x 81.5(Curso 1,6) = 425.17 x 4 = 1700,68 ou 1.70068
fazendo uma estimativa da taxa de compressao
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a diferenca do curso seria compensada na biela, neste caso teria de ser feita sob medida para esse projeto.
considerando o raio do virabrequim, ou seja, metade do curso, para calcular a diferenca entre o virabrequim do 1.8 e do 1.6
1.8 -> 88.2 : 2 = 44.1
1.6 -> 81.5 : 2 = 40.75
44.1 - 40.75 = 3.35 -> essa é a diferença que precisa ser compensada na nova biela
entao 129.75 + 3.35 = 133.1 (133mm para arredondar)
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altura de compressao 24.84
fonte:
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82.57 (D) x 81.5 (Curso 1.6) = 436.41 x 4 = 1745,64 ou 1.74564
vamos calcular a biela e calcular o RL
nesse caso temos que considerar a diferenca de altura de compressao dos dois pistoes para calcular a medida da biela.
24.84 - 24.1=0.74(precisamos subtrair esse valor da medida da biela calculada acima)
133.1 - 0,74 = 132.36
RL 40.75 : 132.36 = 0.37872469
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