[DÚVIDA] - Aonde é os 90º no painel?
-
- :: Wind ::
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
ontem troquei a válvula termostática, pq o meu não chegava no primeiro traço ele ficava na metade ou proxímo do primeiro risco agora eu acho q a temperatura está lega.moicano escreveu:essa foto corresponde a temperatura normal de trabalho, o meu nunca passou desse ponto.. só diminui com o ar ligado e em estrada.. ai ele fica entre o primeiro traço e o segundo..
abçs;
-
O MEU CORSA LIGAVA A VENTOINHA EM 95° A PRIMEIRA FASE, MAIS DEPOIS QUE RETIFIQUEI O MOTOR A PRIMEIRA FASE SÓ ACIONA AOS 97°, JÁ VERIFIQUEI QUASE TUDO, SENSOR DE TEMPERATURA, VÁLVULA TERMOSTÁTICA, BATERIA, E NADA RESOLVEU. FICA A PERGUNTA: ESTA CORRETO ACIONAR A PRIMEIRA FASE SÓ AOS 97° ? PEÇO AJUDA
( LUCEMBERG) CARIRIAÇU CORSA CLASSIC 2002 1,0 C/AR MILLENNIUM MPFI 8V.
( LUCEMBERG) CARIRIAÇU CORSA CLASSIC 2002 1,0 C/AR MILLENNIUM MPFI 8V.
-
moicano escreveu:essa foto corresponde a temperatura normal de trabalho, o meu nunca passou desse ponto.. só diminui com o ar ligado e em estrada.. ai ele fica entre o primeiro traço e o segundo..
Moicano,
dá uma olhada nessas fotos na cidade o ponteiro fica antes do primeiro traço e na estrada a 80 e com ar ligado ele já passa do primeiro traço e é quase instantâneo para isso acontecer, como já falei troquei a termostática mas continua a mesma coisa, não sei o que fazer, já viu isso ? Vi em alguns posts que pode ser o aditivo e devido a isso estou pensando em tirar um pouco de aditivo e colocar pouca água. Para trocar a válvula o mecânico disso que não há entupimento no radiador já que ele fez os testes.
Pessoal me ajudem.
-
- :: Super ::
O seu funciona da maneira contraria que o meu.. rsrsrsrsrs
seu radiador ou sistema de ar condicionado já sofreu algum tipo de reparo ?
pode ser relacionado a várias coisas, carga de gás do ar condicionado em excesso, falta de aditivo no sistema, radiador entupido, bomba dágua com desgaste nas pás
pode ser relacionado a várias coisas, carga de gás do ar condicionado em excesso, falta de aditivo no sistema, radiador entupido, bomba dágua com desgaste nas pás
Vectra 2.2 8v GLS prata 2000 - Ex
Corsa Sedan Premium preto 2011 - Atual
Corsa Sedan Premium preto 2011 - Atual
-
o radiador já foi trocado a uns dois anos atrás.moicano escreveu:O seu funciona da maneira contraria que o meu.. rsrsrsrsrs
-
- :: Moderador ::
- Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
- Ano de fabricação: 1997
Medidor com tracinhos é uma meleca pra confrontar com valores...
Pra não ficarmos no acho que é o primeiro ou o segundo ou até no meio...
Os medidores da VDO tem dois valores informativos...seja na própria peça ou no catálogo deles.
Ex.: do catálogo Corsa Sedan
clik para ampliar
Ex.: do catálogo Corsa Wagon
Click para ampliar
Vejam que em ambos os casos está escrito "Tensão: 12V; X°C:YὨ...."
Esta é a correlação de temperatura com um valor hômico do sensor de temperatura.
No caso do Corsa Sedan (com tracinhos), se colocarmos um resistor de 90Ὠ (no lugar do sensor, o ponteiro indicará os 90°C...mas onde será a indicação? No primeiro ou segundo traço?...não sei, só testando...e é exatamente alí que é o 90°C.
Já nos medidores com números fica mais fácil...colocou a resistência especificada, tem que cravar nos 90°C.
Por tanto, que me desculpem os amigos que informaram que é neste ou naquele tracinho...
Até o SemControle que informou o uso de termômetro infra vermelho...pois deve-se ter uma correlação entre a leitura pelo sensor com a leitura pelo infra vermelho, pois pode-se ter uma diferença de, digamos 3°C, pelo fato da leitura do sensor ser na água interna ao cabeçote e o infra vermelho ser externo ao cabeçote...o valor será próximo? Sim, mas quanto próximo é que é o problema...
Temperatura é uma grandeza que só é igual (aliás, bem próxima), se medida exatamente no mesmo ponto.
E não fiquem imaginando que o segundo tracinho será o 95°C exatos, pois não há linearidade na resistência (NTC) do sensor...
Outra coisa é o uso de scaner, que muitos julgam ser mais preciso por ser digital...o scaner é um instrumento que mostra o que a ECU está lendo do sensor, mas o sensor pode estar fora das especificações e a leitura não será precisa só pelo fato de se estar usando o scaner.
Uma outra coisa que muitos falam, mas não há muita lógica, é que a ventoinha liga na 1ª velocidade com 92°C...92°C é a abertura da VT, que tem a especificação de 92°C +- 2°C, isto significa que ela pode abrir entre 90°C e 94°C...a ventoinha só pode ligar acima da faixa de trabalho da VT, ou seja, acima de 94°C...95°C a 97°C é uma boa referência para a 1ª velocidade...e a segunda entre 97°C e 99°C.
Vejam que não existem valores exatos, pois todos os componentes tem uma tolerância, e a temperatura idem...
Pra não ficarmos no acho que é o primeiro ou o segundo ou até no meio...
Os medidores da VDO tem dois valores informativos...seja na própria peça ou no catálogo deles.
Ex.: do catálogo Corsa Sedan
clik para ampliar
Ex.: do catálogo Corsa Wagon
Click para ampliar
Vejam que em ambos os casos está escrito "Tensão: 12V; X°C:YὨ...."
Esta é a correlação de temperatura com um valor hômico do sensor de temperatura.
No caso do Corsa Sedan (com tracinhos), se colocarmos um resistor de 90Ὠ (no lugar do sensor, o ponteiro indicará os 90°C...mas onde será a indicação? No primeiro ou segundo traço?...não sei, só testando...e é exatamente alí que é o 90°C.
Já nos medidores com números fica mais fácil...colocou a resistência especificada, tem que cravar nos 90°C.
Por tanto, que me desculpem os amigos que informaram que é neste ou naquele tracinho...
Até o SemControle que informou o uso de termômetro infra vermelho...pois deve-se ter uma correlação entre a leitura pelo sensor com a leitura pelo infra vermelho, pois pode-se ter uma diferença de, digamos 3°C, pelo fato da leitura do sensor ser na água interna ao cabeçote e o infra vermelho ser externo ao cabeçote...o valor será próximo? Sim, mas quanto próximo é que é o problema...
Temperatura é uma grandeza que só é igual (aliás, bem próxima), se medida exatamente no mesmo ponto.
E não fiquem imaginando que o segundo tracinho será o 95°C exatos, pois não há linearidade na resistência (NTC) do sensor...
Outra coisa é o uso de scaner, que muitos julgam ser mais preciso por ser digital...o scaner é um instrumento que mostra o que a ECU está lendo do sensor, mas o sensor pode estar fora das especificações e a leitura não será precisa só pelo fato de se estar usando o scaner.
Uma outra coisa que muitos falam, mas não há muita lógica, é que a ventoinha liga na 1ª velocidade com 92°C...92°C é a abertura da VT, que tem a especificação de 92°C +- 2°C, isto significa que ela pode abrir entre 90°C e 94°C...a ventoinha só pode ligar acima da faixa de trabalho da VT, ou seja, acima de 94°C...95°C a 97°C é uma boa referência para a 1ª velocidade...e a segunda entre 97°C e 99°C.
Vejam que não existem valores exatos, pois todos os componentes tem uma tolerância, e a temperatura idem...
- Uorrned
- :: Piquet ::
...própria experiência empírica.
pode-se conjecturar diversas coisas se baseando em dados relacionados p/ tentar supor uma informação não divulgado pela montadora...
ou pode-se ligar um scanner no carro e dar uma volta com ele no colo monitorando a temperatura do motor enquanto acompanha o percurso do ponteiro do indicador de temperatura do painel.
e então, no corsa C, se poderá notar que as temperaturas dadas pelo scanner e suas respectivas maracas no painel irão seguir a graduação em graus celsius presente no acetato do corsa C europeu.
pode-se conjecturar diversas coisas se baseando em dados relacionados p/ tentar supor uma informação não divulgado pela montadora...
ou pode-se ligar um scanner no carro e dar uma volta com ele no colo monitorando a temperatura do motor enquanto acompanha o percurso do ponteiro do indicador de temperatura do painel.
e então, no corsa C, se poderá notar que as temperaturas dadas pelo scanner e suas respectivas maracas no painel irão seguir a graduação em graus celsius presente no acetato do corsa C europeu.
Bange escreveu:Denrrou, sua afirmativa está baseada em que?
-