[DÚVIDA] - Aonde é os 90º no painel?
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ontem troquei a válvula termostática, pq o meu não chegava no primeiro traço ele ficava na metade ou proxímo do primeiro risco agora eu acho q a temperatura está lega.moicano escreveu:essa foto corresponde a temperatura normal de trabalho, o meu nunca passou desse ponto.. só diminui com o ar ligado e em estrada.. ai ele fica entre o primeiro traço e o segundo..
abçs;
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O MEU CORSA LIGAVA A VENTOINHA EM 95° A PRIMEIRA FASE, MAIS DEPOIS QUE RETIFIQUEI O MOTOR A PRIMEIRA FASE SÓ ACIONA AOS 97°, JÁ VERIFIQUEI QUASE TUDO, SENSOR DE TEMPERATURA, VÁLVULA TERMOSTÁTICA, BATERIA, E NADA RESOLVEU. FICA A PERGUNTA: ESTA CORRETO ACIONAR A PRIMEIRA FASE SÓ AOS 97° ? PEÇO AJUDA
( LUCEMBERG) CARIRIAÇU CORSA CLASSIC 2002 1,0 C/AR MILLENNIUM MPFI 8V.
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moicano escreveu:essa foto corresponde a temperatura normal de trabalho, o meu nunca passou desse ponto.. só diminui com o ar ligado e em estrada.. ai ele fica entre o primeiro traço e o segundo..
cidade
estrada
Moicano,
dá uma olhada nessas fotos na cidade o ponteiro fica antes do primeiro traço e na estrada a 80 e com ar ligado ele já passa do primeiro traço e é quase instantâneo para isso acontecer, como já falei troquei a termostática mas continua a mesma coisa, não sei o que fazer, já viu isso ? Vi em alguns posts que pode ser o aditivo e devido a isso estou pensando em tirar um pouco de aditivo e colocar pouca água. Para trocar a válvula o mecânico disso que não há entupimento no radiador já que ele fez os testes.
Pessoal me ajudem.
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O seu funciona da maneira contraria que o meu.. rsrsrsrsrs
seu radiador ou sistema de ar condicionado já sofreu algum tipo de reparo ?
pode ser relacionado a várias coisas, carga de gás do ar condicionado em excesso, falta de aditivo no sistema, radiador entupido, bomba dágua com desgaste nas pás
seu radiador ou sistema de ar condicionado já sofreu algum tipo de reparo ?
pode ser relacionado a várias coisas, carga de gás do ar condicionado em excesso, falta de aditivo no sistema, radiador entupido, bomba dágua com desgaste nas pás
Vectra 2.2 8v GLS prata 2000 - Ex
Corsa Sedan Premium preto 2011 - Atual
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o radiador já foi trocado a uns dois anos atrás.moicano escreveu:O seu funciona da maneira contraria que o meu.. rsrsrsrsrs
seu radiador ou sistema de ar condicionado já sofreu algum tipo de reparo ?
pode ser relacionado a várias coisas, carga de gás do ar condicionado em excesso, falta de aditivo no sistema, radiador entupido, bomba dágua com desgaste nas pás
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Medidor com tracinhos é uma meleca pra confrontar com valores...
Pra não ficarmos no acho que é o primeiro ou o segundo ou até no meio...
Os medidores da VDO tem dois valores informativos...seja na própria peça ou no catálogo deles.
Ex.: do catálogo Corsa Sedan
clik para ampliar
Ex.: do catálogo Corsa Wagon
Click para ampliar
Vejam que em ambos os casos está escrito "Tensão: 12V; X°C:YὨ...."
Esta é a correlação de temperatura com um valor hômico do sensor de temperatura.
No caso do Corsa Sedan (com tracinhos), se colocarmos um resistor de 90Ὠ (no lugar do sensor, o ponteiro indicará os 90°C...mas onde será a indicação? No primeiro ou segundo traço?...não sei, só testando...e é exatamente alí que é o 90°C.
Já nos medidores com números fica mais fácil...colocou a resistência especificada, tem que cravar nos 90°C.
Por tanto, que me desculpem os amigos que informaram que é neste ou naquele tracinho...
Até o SemControle que informou o uso de termômetro infra vermelho...pois deve-se ter uma correlação entre a leitura pelo sensor com a leitura pelo infra vermelho, pois pode-se ter uma diferença de, digamos 3°C, pelo fato da leitura do sensor ser na água interna ao cabeçote e o infra vermelho ser externo ao cabeçote...o valor será próximo? Sim, mas quanto próximo é que é o problema...
Temperatura é uma grandeza que só é igual (aliás, bem próxima), se medida exatamente no mesmo ponto.
E não fiquem imaginando que o segundo tracinho será o 95°C exatos, pois não há linearidade na resistência (NTC) do sensor...
Outra coisa é o uso de scaner, que muitos julgam ser mais preciso por ser digital...o scaner é um instrumento que mostra o que a ECU está lendo do sensor, mas o sensor pode estar fora das especificações e a leitura não será precisa só pelo fato de se estar usando o scaner.
Uma outra coisa que muitos falam, mas não há muita lógica, é que a ventoinha liga na 1ª velocidade com 92°C...92°C é a abertura da VT, que tem a especificação de 92°C +- 2°C, isto significa que ela pode abrir entre 90°C e 94°C...a ventoinha só pode ligar acima da faixa de trabalho da VT, ou seja, acima de 94°C...95°C a 97°C é uma boa referência para a 1ª velocidade...e a segunda entre 97°C e 99°C.
Vejam que não existem valores exatos, pois todos os componentes tem uma tolerância, e a temperatura idem...
Pra não ficarmos no acho que é o primeiro ou o segundo ou até no meio...
Os medidores da VDO tem dois valores informativos...seja na própria peça ou no catálogo deles.
Ex.: do catálogo Corsa Sedan
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Ex.: do catálogo Corsa Wagon
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Vejam que em ambos os casos está escrito "Tensão: 12V; X°C:YὨ...."
Esta é a correlação de temperatura com um valor hômico do sensor de temperatura.
No caso do Corsa Sedan (com tracinhos), se colocarmos um resistor de 90Ὠ (no lugar do sensor, o ponteiro indicará os 90°C...mas onde será a indicação? No primeiro ou segundo traço?...não sei, só testando...e é exatamente alí que é o 90°C.
Já nos medidores com números fica mais fácil...colocou a resistência especificada, tem que cravar nos 90°C.
Por tanto, que me desculpem os amigos que informaram que é neste ou naquele tracinho...
Até o SemControle que informou o uso de termômetro infra vermelho...pois deve-se ter uma correlação entre a leitura pelo sensor com a leitura pelo infra vermelho, pois pode-se ter uma diferença de, digamos 3°C, pelo fato da leitura do sensor ser na água interna ao cabeçote e o infra vermelho ser externo ao cabeçote...o valor será próximo? Sim, mas quanto próximo é que é o problema...
Temperatura é uma grandeza que só é igual (aliás, bem próxima), se medida exatamente no mesmo ponto.
E não fiquem imaginando que o segundo tracinho será o 95°C exatos, pois não há linearidade na resistência (NTC) do sensor...
Outra coisa é o uso de scaner, que muitos julgam ser mais preciso por ser digital...o scaner é um instrumento que mostra o que a ECU está lendo do sensor, mas o sensor pode estar fora das especificações e a leitura não será precisa só pelo fato de se estar usando o scaner.
Uma outra coisa que muitos falam, mas não há muita lógica, é que a ventoinha liga na 1ª velocidade com 92°C...92°C é a abertura da VT, que tem a especificação de 92°C +- 2°C, isto significa que ela pode abrir entre 90°C e 94°C...a ventoinha só pode ligar acima da faixa de trabalho da VT, ou seja, acima de 94°C...95°C a 97°C é uma boa referência para a 1ª velocidade...e a segunda entre 97°C e 99°C.
Vejam que não existem valores exatos, pois todos os componentes tem uma tolerância, e a temperatura idem...
- Uorrned
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- Ano de fabricação: N/I
...própria experiência empírica.
pode-se conjecturar diversas coisas se baseando em dados relacionados p/ tentar supor uma informação não divulgado pela montadora...
ou pode-se ligar um scanner no carro e dar uma volta com ele no colo monitorando a temperatura do motor enquanto acompanha o percurso do ponteiro do indicador de temperatura do painel.
e então, no corsa C, se poderá notar que as temperaturas dadas pelo scanner e suas respectivas maracas no painel irão seguir a graduação em graus celsius presente no acetato do corsa C europeu.
pode-se conjecturar diversas coisas se baseando em dados relacionados p/ tentar supor uma informação não divulgado pela montadora...
ou pode-se ligar um scanner no carro e dar uma volta com ele no colo monitorando a temperatura do motor enquanto acompanha o percurso do ponteiro do indicador de temperatura do painel.
e então, no corsa C, se poderá notar que as temperaturas dadas pelo scanner e suas respectivas maracas no painel irão seguir a graduação em graus celsius presente no acetato do corsa C europeu.
Bange escreveu:Denrrou, sua afirmativa está baseada em que?
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