[TUTORIAL] - Computador de bordo através do TID

Faça você mesmo as instalações e manutenções em o seu Corsa.
Responder
gui_srs
:: Super ::
Modelo do veiculo: MONTANA SPORT 1.8 MPFI FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2007
Contato:

Re: [TUTORIAL] - Computador de bordo através do TID

Mensagem por gui_srs »

cansei escreveu: Entendi. Honestamente não sei o que pode ser.
Eu coloquei uma versão modificada do programa lá no drive que vai soltando no monitor serial o valor das variáveis. Eu preciso que vc capture essa saída da serial e me indique os instantes em que os problemas aconteceram.
Cansei,
esqueci de comentar que nas versões anteriores o problema do bug da velocidade não ocorria, pelo menos não notei nada do tipo. Será que poderia ser algo relacionado a versão mais nova? Alguma modificação feita ou sei lá, as vezes até um problema na gravação do software, alguma "sujeira" na memória, sei lá se isso pode ocorrer. Calibração creio que não tenha nada a ver. Ou tem?

Mas enfim, vou gravar sua versão hoje no carro e dar uma volta pra testar, pra verificar se o problema ainda ocorre.
Vou te dando um Feedback.
edu_atibaia escreveu: boa tarde,
no final de semana peguei para mexer resolvi o problema agora esta funcionando! Qual os valores que vc esta usando no seu astra de fatorDist, fatorVel, fatorCons, fatorDist, fatorVel_2? Obrigado pela atenção.
Cara, a calibração do meu carro tá quase no que considero ideal, a velocidade tá praticamente equiparada à marcada no velocimetro e a distância percorrida também está bem próxima do odômetro. Já o fator de consumo ainda não terminei de calibrar, mas também está quase lá.
Vale lembrar que meu Astra ta com rodas 17, pneu 205/45. Acho que isso pode influenciar na distância e velocidade. Pode ser necessário fazer mais alguns ajustes para o seu ficar legal.

Código: Selecionar todos

fatorDist = 1.0800;  //Altere este valor para regular o cálculo de distância
  fatorVel = 1.13;    //Altere este valor para regular o cálculo do velocimetro
  fatorCons = 15.0;    //Altere este valor para regular o cálculo de consumo
Já o fatorvel2 e fatorcons2 é mais para fins de testes, para você analisar no menu de Debug qual seria a velocidade e distancia usando outro fator. Coloque um outro valor próximo para você por ir comparando, entendeu?

Abraços.
Premium 2009
:: Wind ::
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN PREMIUM 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2009

Mensagem por Premium 2009 »

Fui numa concessionária hoje pedir informações sobre desbloqueio do tid e me falaram que nunca fizeram esse serviço e nem sabiam como fazer e como eles cobram por hora seria mais fácil se eu tivesse um passo a passo do menu do tech ll seria mais fácil e mais rápido alguém aqui sabe .
gui_srs
Contato:

Mensagem por gui_srs »

Premium 2009 escreveu:Fui numa concessionária hoje pedir informações sobre desbloqueio do tid e me falaram que nunca fizeram esse serviço e nem sabiam como fazer e como eles cobram por hora seria mais fácil se eu tivesse um passo a passo do menu do tech ll seria mais fácil e mais rápido alguém aqui sabe .
Fala parceiro.
Na concessionaria daqui foi a mesma coisa. Os caras nem sabiam o que era.
Na realidade vc precisa pedir a eles para ativar a função Rádio no TID.
Mas mesmo assim tem gente que nem sabe o que é isso.

No meu caso eu fui mexendo junto com o cara da GM no Tech II até achar onde fazia.
Lembro mais ou menos que era na parte do Sistema Infotaiment - Display de Informações Triplas - Rádio
Aparecia lá "Ausente/Desativado". Aí tinha que mudar para "Presente/Ativado", coisas do tipo. Aí eu lembro que foi aprofundando um pouco mais aí chegou na parte de "Programar TID" e tinha lá que colocar um código para programar. Aí por padrão já apareceu lá o código 502. O cara mandou programar e depois reiniciou o sistema (desligou a ignição e ligou de novo), aí ao acessar de novo o menu do Display de Informações triplas apareceram algumas outras opções relacionadas a rádio que antes não aparecia. Aí deixou tudo que era relacionado a Rádio como "Ativado" e funcionou.

Bom, o que eu lembro é isso, não sei se falei tudo exatamente certo, mas é por ai mesmo!
gui_srs
Contato:

Mensagem por gui_srs »

Cansei,

Acabei de chegar em casa, estive testando o carro durante a noite. Andei na cidade, na rodovia...

O bug do velocimetro (VI) aparentemente acabou.
Notei o seguinte:
A mesma calibração que eu utilizava antes não serviu. Ele passou a marcar 5km a menos que o painel. Bom, fui recalibrar.
Antes dessa ultima versão, notei que o velocimetro não era tão linear. Por exemplo, em baixas velocidades ele dava diferença maior e na medida que a velocidade subia ele ia diminuindo essa diferença em relação ao painel.
Agora parece que ele sempre mantém a mesma diferença em qualquer faixa de velocidade.
Estava usando FatorVel de 1.13, agora estou usando 1.19.

Bom, sabemos que o ponteiro não é algo muito exato mas testando com o Piloto automático, 'travei' o ponteiro em várias faixas de velocidade.... 40, 60, 80, 100, 120, 160.. até 170... E a diferença era sempre coisa de 2Km/h do Painel para o Arduino.
Tenho a impressão de que está mais linear.
Vc mudou alguma coisa nos cálculos de velocidade ou pode ser só impressão minha? rsrs.

Ah, quanto ao que vc me disse de saída serial, de capturar os valores... cara, eu acho que não entendi... E não vi nada de diferente no computador de bordo em relação a isso.

Quanto ao FatorDist, eu nem mexi ainda, mas parece que também vai precisar ser recalibrado.
edu_atibaia
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2008

Mensagem por edu_atibaia »

Premium 2009 escreveu:Fui numa concessionária hoje pedir informações sobre desbloqueio do tid e me falaram que nunca fizeram esse serviço e nem sabiam como fazer e como eles cobram por hora seria mais fácil se eu tivesse um passo a passo do menu do tech ll seria mais fácil e mais rápido alguém aqui sabe .
Bom dia, quando fui desbloquear os caras da concessionaria não sabiam, segui os passos do colega gui_srs e deu tudo certo. 90 reais pelo serviço reprogramação não levou 5 minutos para fazer.

Obrigado gui_srs pelas informações.
Premium 2009
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN PREMIUM 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2009

Mensagem por Premium 2009 »

Bom dia e obrigado pela ajuda
cansei
:: Piquet ::
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por cansei »

gui_srs escreveu:Cansei,

Acabei de chegar em casa, estive testando o carro durante a noite. Andei na cidade, na rodovia...

O bug do velocimetro (VI) aparentemente acabou.
Notei o seguinte:
A mesma calibração que eu utilizava antes não serviu. Ele passou a marcar 5km a menos que o painel. Bom, fui recalibrar.
Antes dessa ultima versão, notei que o velocimetro não era tão linear. Por exemplo, em baixas velocidades ele dava diferença maior e na medida que a velocidade subia ele ia diminuindo essa diferença em relação ao painel.
Agora parece que ele sempre mantém a mesma diferença em qualquer faixa de velocidade.
Estava usando FatorVel de 1.13, agora estou usando 1.19.

Bom, sabemos que o ponteiro não é algo muito exato mas testando com o Piloto automático, 'travei' o ponteiro em várias faixas de velocidade.... 40, 60, 80, 100, 120, 160.. até 170... E a diferença era sempre coisa de 2Km/h do Painel para o Arduino.
Tenho a impressão de que está mais linear.
Vc mudou alguma coisa nos cálculos de velocidade ou pode ser só impressão minha? rsrs.

Ah, quanto ao que vc me disse de saída serial, de capturar os valores... cara, eu acho que não entendi... E não vi nada de diferente no computador de bordo em relação a isso.

Quanto ao FatorDist, eu nem mexi ainda, mas parece que também vai precisar ser recalibrado.
Eu acho que isso de descalibrar foi ao acaso por conta de eu ter habilitado a porta serial pq eu não mudei nada nos cálculos. Por enquanto não se preocupa com isso pq desabilitando a serial eu acho que vai voltar o que era antes.

Da serial funciona assim, vc deixa plugado o seu notebook no arduino durante a utilização do seu carro, e na IDE do arduino vc clica no local indicado nesse print:

Imagem
Nisso o arduino vai reiniciar e no seu computador vai abrir uma janela em branco igual a essa indicada no print. Nela eu botei pra aparecer várias informações como o valor das variáveis que são usados nos cálculos. O problema acontecendo e vc com esse registro de informações em mãos eu consigo rastrear a origem do problema.

É uma forma de debugar o sketch, descobrindo possíveis erros de cálculo e tal.

Estou disponibilizando uma versão nova do programa com algumas modificações e acho que resolvi a questão do INF do VM (pelo menos no teste rápido que eu fiz no meu carro resolveu). Talvez isso possa ser a origem de todos os problemas então por enquanto eu vou deixar a serial desabilitada pra tudo voltar ao normal. Se por ventura o problema continuar acontecendo eu te disponibilizo outra versão com a serial habilitada pra gente debugar o problema.

Pra garantir que está tudo bem, depois de gravar essa versão vai lá nas opções e faz um reset, desliga o carro e deixa assim até o arduino desligar, e depois liga o carro de novo e vê como fica, só pra ter certeza que não gravamos bobagem na memória.
CidoCorsa
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2016

Mensagem por CidoCorsa »

Uau... Quantas informações... Quero acompanhar esse projeto de vocês e ver o final disso.
Saudações.

Cido
unBond
Modelo do veiculo: CORSA HATCH SS 1.8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2006

Mensagem por unBond »

as telas touch da nextion chegaram em menos de 1 mes, semana que vem estou de férias iniciarei os testes.
Astra SS
gui_srs
Contato:

Mensagem por gui_srs »

edu_atibaia escreveu: Bom dia, quando fui desbloquear os caras da concessionaria não sabiam, segui os passos do colega gui_srs e deu tudo certo. 90 reais pelo serviço reprogramação não levou 5 minutos para fazer.

Obrigado gui_srs pelas informações.
Opa! Deu tudo certo? O caminho era aquele do jeitinho mesmo que falei?
Que bom cara, agora bora dar andamento.
Abraços.

cansei escreveu: Estou disponibilizando uma versão nova do programa com algumas modificações e acho que resolvi a questão do INF do VM (pelo menos no teste rápido que eu fiz no meu carro resolveu). Talvez isso possa ser a origem de todos os problemas então por enquanto eu vou deixar a serial desabilitada pra tudo voltar ao normal. Se por ventura o problema continuar acontecendo eu te disponibilizo outra versão com a serial habilitada pra gente debugar o problema.

Pra garantir que está tudo bem, depois de gravar essa versão vai lá nas opções e faz um reset, desliga o carro e deixa assim até o arduino desligar, e depois liga o carro de novo e vê como fica, só pra ter certeza que não gravamos bobagem na memória.
Cansei,

Finalizei as medições da leitura do tanque. Ficou o seguinte:

1/1 Tanque: 210
3/4 Tanque: 315
1/2 Tanque: 465
1/4 Tanque: 630
Inicio da Reserva: 720
Tanque Vazio: 765

Lembrando que a medição do tanque vazio eu fiz com o carro num morro bem inclinado, com pouco combustivel, de modo que o marcador nem se moveu, e tive essa leitura máxima.
Acho que agora dá pra trabalhar encima do cálculo em litros.

Quanto ao Software, estou utilizando a ultima que vc disponibilizou e até agora tudo certo, sem bugs no velocimetro e em outras áreas pelo que percebi. Voltei a utilizar a mesma calibração de antes e tudo beleza. Somente o NiTanq que as vezes dá uma "piscada", some e volta, tipo uma travadinha.
Se eu notar algum problema em alguma outra coisa, posto aqui.
Assim que fiz a gravação, já fiz o reset antes mesmo de ligar o carro para assegurar que estava tudo Ok.

Por enquanto acho que é isso.
Abraços.
Responder