Pessoal, entre os dias 18 e 22/08/16, fui a Pomerode, uma cidadezinha de origem alemã em Santa Catarina, próxima a Blumenau, para um encontro de torneiros de madeira, aproveitando fui a Timbó, Blumenau, Joinville, Curitiba, Sampa (pernoite de ida e volta), e Atibaia, rodando um total de 2.580Km.
Antes da viajem, uma revisãozinha básica nos freios, troca de óleo, luzes, água do limpador e arrefecimento (humpf, nem precisava), e a resolução de um problema que já vinha acontecendo quando no uso da gasolina...se apertasse o acelerador, o motor não desenvolvia nada, e o giro não subia.
Revisado os conhecidos, parti para a bomba de combustível, pois no gás, nada ocorria na parte elétrica 9descartada), então ou era bomba ou regulador de pressão ou filtro de linha.
Colocado o medidor de pressão e em ML, normal...mas quando acelerava a pressão não subia e por vezes até caia...retirada a bomba, pude constatar uma lixarada em cima e abaixo do pré-filtro...uns detritos pretos e um vedante de conector, que pelo tamanho parecia ser o da boia.
O problema estava identificado, era a sujeira, mas como retirar? A princípio, pensei em usar meu aspirador de sólidos e líquidos, mas devido aos gases da gasolina passarem pelo motor, desisti na hora. A solução veio no uso do compressor, pelo lado da entrada de ar…
Retirei o filtro, adaptei um bujão de encanamento de água (½), no seu lugar, um tubo fino no bujão, na outra ponta um furo na tampa de uma garrafa de vidro, com passagem curta...um outro furo para uma mangueira de jardim, com passagem longa...e a outra ponta da mangueira sendo o sugador para aspirar a gasolina junto com o lixo (o vedante deu pra pegar com um arame).
Garrafa tampada e uma vez que o compressor começa a sugar o ar, o combustível surge na garrafa por baixo...e junto os detritos...na análise dos detritos ficou fácil identificar que os mesmos eram provenientes de um desmanche de conector, certamente quando da troca/manutenção da boia, feita pelo antigo dono, que veio se desmanchando com o chacoalhar da gasolina ao longo de anos, pois só ando no gás e só agora é que o problema veio à tona.
Um outro e novo problema surgiu quando fui encher o tanque com gasolina (quase não uso)...isto em Sampa, pois de Sampa até Curitiba (400 km), não tem posto com GNV, e meu cilindro tem 16m³ (na estrada dá entre 240 e 270Km)...o cheiro forte denunciou um vazamento...pedi para pôr o carro no elevador e vi que o tubo de respiro estava rachado e com o tanque cheio mijava bastante...a solução emergencial foi uma fita crepe enrolada com várias voltas na região do rachado, pois eu não queria perder tempo buscando solução definitiva e perdendo umas 2 ou 3 horas pra isso, pois o tanque foi cheio por volta das 6h da matina…fui e voltei com esta gambiarra, agora é buscar solução definitiva.
Choveu praticamente todo o tempo a partir de Curitiba (ida), lá na região do Vale Germânico e até Sampa (volta), sendo que na região de serra tive que ficar parado quase 1 hora devido a um acidente...e com uma temperatura de 9°C, sem o ar quente funcionando (já tá na lista para repor em funcionamento), foi brabo…
Vejam que numa velocidade de 120Km/h, a 3400Rpm, temperatura externa por volta dos 9, 10°C, a temperatura do motor nem chega aos 90°C...normalíssimo nestas condições.
Fora a chuva que atrapalhou um pouco e o rasgo do cano do respiro do combustível, a viajem foi tranquila e o carro, mesmo veio, tá excelente...pisou vai...
2.580Km...antes e depois…
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O velocímetro do meu corsa tá adiantado.... em uns 30 km +.... o que fasso pra pode arruma esse problema pessoal....? alguém pfv me ajude....
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Desse jeito vc nunca vai ser pego pelos radares...rs!
Se vc não tem um peneu de raio diferente do original, o jeito é levar a um especialista em velocímetros para a correção ou troca da unidade.
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Hoje finalmente troquei a mangueira do respiro da gasolina...
Tava um lixo...mas o quebra galho da fita me salvou na estrada.
A troca da mangueira também retirou uma emenda que fizeram no passado (lado do gargalo), e passei por dentro da guia plástica, caminho original...agora já posso encher o tanque novamente...só não sei quando!
Tava um lixo...mas o quebra galho da fita me salvou na estrada.
A troca da mangueira também retirou uma emenda que fizeram no passado (lado do gargalo), e passei por dentro da guia plástica, caminho original...agora já posso encher o tanque novamente...só não sei quando!