[DÚVIDA] - Alguém tem Circuito temporizador da luz interna?

Tire suas dúvidas sobre o sistema elétrico do Corsa: ligações, fusíveis, sinalização, chicotes, etc. Você também pode saber sobre neon, leds ou luzes diferentes ou algo sobre a iluminação do Corsa.
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Roben Pereira
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Mensagem por Roben Pereira »

Problema resolvido com esse tuto aqui:
GennerPriaro escreveu:Olha vou tentar ajudar com a imagem bem didática (desculpem a falta de jeito) do circuito que tenho usado no meu veiculo e tem dado certo.

O capacitor eu sempre acrescento em todos os circuitos pois ele acaba filtrando as oscilações de voltagem que o alternador possa lançar no circuito eletrônico.

Imagem

Espero que tenha ajudado.
Demorou mais achei. :D
Mais um up para o meu Classic.
:wink:
thaisandro
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Mensagem por thaisandro »

amigos vê se alguém pode me ajudar, pois a minha luz do salão estar acionada direto, pois eu já tirei a ligação das portas e nada, quando eu ligo a primeira vez no botão que aciona a luz, depois ela fica acionada direto, nao apaga so tirando o conector da lampada, alguém sabe o esquema de ligação se tem algum rele, ou não.
fui tentar ver se era alguma coisa no botão de acionamento, para minha surpresa foi quando eu despluguei o botão ela continuou ligada . alguém pode me ajudar, eu sei mexer um pouco com eletrica mais eu preciso de um esquema para ficar mais facil ou alguém dar uma dica.
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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Por acaso o botão de acendimento dos faróis está puxado? Ele é o responsável por manter a luz interna acesa enquanto a porta está fechada.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -
pjpereira
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Mensagem por pjpereira »

fabriciogcbh escreveu:retirei algumas frases pq o post era grande, e gerou um duvida do pessoal sobre resistor e capacitor para o tempo de descarga (tempo para a luz ficar ligada).
Mas o pessoal aprovou e disseram que funcionou.
Nao me lembro o autor escreveu: usei um transistor pra "amplificar" o efeito do capacitor... ai sim funcionou, até que bem satisfatoriamente, e ainda podendo ter o prazer de falar "fui eu que montei"... hehehe

bem, o circuito é bem simples, o "terra" voce pode pegar de uns furors que tem na lataria do teto do carro ali onde vai a lampada mesmo, o +12V é a propria alimentação da lampada e o fio do sensor das portas é o proprio fio que alimentava a lampada com sinal negativo...
se quiser fazer alterações no circuito pode ficar a vontade... valores máximos de 1K Ohm em cada resistor e minimos de 100 Ohms...
O valor do capacitor altera o tempo tanto de acendimento como de descarga.... ai fica ao gosto do "fregues"... hehehe

É super simples mas muito eficiente... o transistor não esquenta, só no periodo de variação de luminosidade... por precaução eu coloquei um dissipador de calor pequeno, mas não é necessário, o TIP36 é bem parrudo pra esse serviço... o meu circuito eu nem fiz placa de circuito impresso, como e bem simples, soldei tudo no corpo do transistor mesmo... mas lembresse de isolar tudo muito bem pra evitar de dar curto entre as partes do circuito que podem encostar na lataria quando o mesmo estiver escondido ali no buraquinho da lampada...

pode ser qualquer transistor PNP com corrente Ic de pelo menos 2A (pra ficar folgado) e Pt de 20W...

Os TIPs 125, 126 e 127 são todos PNP e suas características básicas atendem aos requisitos do circuito tranquilamente. A única diferença é que o ganho deles é bem maior, por serem transistores "darlington" e voce terá que fazer correções nos valores do capacitor e dos resistores, se utilizar os valores do circuito fatalmente o circuito irá demorar mais para apagar a lampada... ai voce poderá apenas diminuir o valor do capacitor. O ganho dos TIP 125 fica na faixa de 1000, e o do TIP36 em aproximadamente só 35... ou seja, voce poderá usar capacitores de valores bem baixos...

Pra quem quiser dar uma olhada nos datasheets (folhas técnicas) dos transistores tentem em

Só pra lembrar, olhando o TIP36 de frente, a disposição dos términais é:
BASE - COLETOR - EMISSOR

Imagem


Ta na mao, bom serviço e cuidado para nao fechar curto, heheh.

por favor alguem pode colocar aqui novamente o esquema ?

o link não abre

obrigado
Abraço
pjpereira
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Mensagem por pjpereira »

pjpereira escreveu:
fabriciogcbh escreveu:retirei algumas frases pq o post era grande, e gerou um duvida do pessoal sobre resistor e capacitor para o tempo de descarga (tempo para a luz ficar ligada).
Mas o pessoal aprovou e disseram que funcionou.
Nao me lembro o autor escreveu: usei um transistor pra "amplificar" o efeito do capacitor... ai sim funcionou, até que bem satisfatoriamente, e ainda podendo ter o prazer de falar "fui eu que montei"... hehehe

bem, o circuito é bem simples, o "terra" voce pode pegar de uns furors que tem na lataria do teto do carro ali onde vai a lampada mesmo, o +12V é a propria alimentação da lampada e o fio do sensor das portas é o proprio fio que alimentava a lampada com sinal negativo...
se quiser fazer alterações no circuito pode ficar a vontade... valores máximos de 1K Ohm em cada resistor e minimos de 100 Ohms...
O valor do capacitor altera o tempo tanto de acendimento como de descarga.... ai fica ao gosto do "fregues"... hehehe

É super simples mas muito eficiente... o transistor não esquenta, só no periodo de variação de luminosidade... por precaução eu coloquei um dissipador de calor pequeno, mas não é necessário, o TIP36 é bem parrudo pra esse serviço... o meu circuito eu nem fiz placa de circuito impresso, como e bem simples, soldei tudo no corpo do transistor mesmo... mas lembresse de isolar tudo muito bem pra evitar de dar curto entre as partes do circuito que podem encostar na lataria quando o mesmo estiver escondido ali no buraquinho da lampada...

pode ser qualquer transistor PNP com corrente Ic de pelo menos 2A (pra ficar folgado) e Pt de 20W...

Os TIPs 125, 126 e 127 são todos PNP e suas características básicas atendem aos requisitos do circuito tranquilamente. A única diferença é que o ganho deles é bem maior, por serem transistores "darlington" e voce terá que fazer correções nos valores do capacitor e dos resistores, se utilizar os valores do circuito fatalmente o circuito irá demorar mais para apagar a lampada... ai voce poderá apenas diminuir o valor do capacitor. O ganho dos TIP 125 fica na faixa de 1000, e o do TIP36 em aproximadamente só 35... ou seja, voce poderá usar capacitores de valores bem baixos...

Pra quem quiser dar uma olhada nos datasheets (folhas técnicas) dos transistores tentem em

Só pra lembrar, olhando o TIP36 de frente, a disposição dos términais é:
BASE - COLETOR - EMISSOR

Imagem




por favor alguem pode colocar aqui novamente o esquema ?

o link não abre

obrigado
Abraço
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arielmsa
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Mensagem por arielmsa »

Acha pronto pessoal, não compensa fazer, é arriscado, existe pronto, veja esse no mercado livre:

abraço
Julio Andrioli
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Mensagem por Julio Andrioli »

Comprei deste cara ai... ele é do PR - Cascavel... é PERFEITO ! fica igual ao original... recomento.... é fácil, barato e durável.
Volante do Vectra funcionando! Veja:
Encontro 10 anos:
Ups 2013 ! //asporty.com/viewtopic.php? ... &start=240
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