[TUTORIAL] - Computador de bordo através do TID

Faça você mesmo as instalações e manutenções em o seu Corsa.
Responder
ChavesHe
:: Super ::
Modelo do veiculo: CORSA HATCH PREMIUM 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2009

Re: [TUTORIAL] - Computador de bordo através do TID

Mensagem por ChavesHe »

cansei escreveu: Esse negócio da lanterna e do farol baixo eu tb tenho vontade de fazer só que a minha intenção é trabalhar nos fios do interruptor onde eu não preciso usar relé pq a corrente ali é baixa. De qualquer forma eu to só na ideia, ainda preciso ver como o interruptor funciona.

Do ar condicionado idem. Vc não precisa usar relé se vc conseguir descobrir no painel do seu carro o fio do botão pra ligar e desligar o ar. Vc pode cortar esse fio e colocar um transistor entre as duas pontas, aí vc usa o arduino pra controlar esse transistor. Se vc quer o ar desligado vc desliga o botão do carro normalmente. Ao ligar, o arduino checa a temperatura e se for o caso ele libera o acionamento até chegar no ponto que vc programou.

Aqui eu não posso ajudar muito pq o meu carro não tem ar, mas que da pra fazer da.
Bom saber q os dois são os mesmo, agora acho q vou montar no UNO e depois que eu conhecer compro o NANO e troco.

Em relação aos faróis se colocar direto no interruptor conseguiria ligar mesmo durante o dia na estrada? A minha ideia era ligar independente da posição do interruptor devido a nova lei do farol baixo.

Já o ar condicionado eu teria q medir tensão que o botão usa para definir o transistor?

Vale lembrar que não entendo nada de eletrônica e o básico de elétrica e talvez avançado em programação kkk
cansei
:: Piquet ::
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por cansei »

ChavesHe escreveu:Em relação aos faróis se colocar direto no interruptor conseguiria ligar mesmo durante o dia na estrada? A minha ideia era ligar independente da posição do interruptor devido a nova lei do farol baixo.
Dependendo de como vc fizer da.

Por curiosidade eu tirei o interruptor dos faróis do meu carro e trouxe pra dar uma olhada na bancada e vi que por dentro é super simples:

Imagem

Só de olhar da pra ver que dependendo da posição da chave é feito o curto circuito entre alguns contatos. Eu marquei na foto a posição da chave em cada situação:
Amarelo: faróis desligados - nenhum contato é feito
Verde: luz de posição ligada - pino 1 e pino 5 são curto circuitados
Vermelho: farol baixo ligado - pino 1, pino 4 e pino 5 são curto circuitados

Pra testar na prática eu soldei 3 fios, um em cada pino envolvido no assunto e pluguei o interruptor de volta no carro. Ao deixar a chave na posição desligado, eu liguei o fio soldado no pino 1 no fio do pino 5 e pimba, luz de posição ligou. Peguei o fio do pino 4, liguei neles e pimba de novo, farol baixo aceso. Isso tudo com a chave na posição desligada.

Agora que eu descobri quais os pinos do interruptor estão envolvidos eu posso pensar em alguma coisa mais prática.

Lembrando uma coisa importante, essa chave de farol é do meu carro que tem bcm. Pros carros que não tem bcm (acredito que o seu não tenha) a chave é bem diferente dessa então vc precisa abrir a sua (ou ver fotos por aí) pra ver como ela funciona.
ChavesHe escreveu:Já o ar condicionado eu teria q medir tensão que o botão usa para definir o transistor?
É bom medir pra vc saber como funciona, de onde vem tensão, quanto vem, etc.
No caso dos faróis a ideia é deixar o arduino em paralelo com o interruptor, aqui no ar a ideia seria deixar ele em série com o botão.
ChavesHe escreveu:Vale lembrar que não entendo nada de eletrônica e o básico de elétrica e talvez avançado em programação kkk
É uma boa oportunidade pra vc pegar os conceitos básicos. Como vc viu aí em cima, a chave do meu carro é diferente da sua (acredito eu) então não tenho como te dar respostas, só o caminho pra consegui-las.
ChavesHe
Modelo do veiculo: CORSA HATCH PREMIUM 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2009

Mensagem por ChavesHe »

Caraca vc é o cara kkkk

Agora entendi, vou ver se consigo tirar a minha para olhar e qualquer coisa posto aqui.

Enviado de meu Moto G 2014 usando Tapatalk
gui_srs
Modelo do veiculo: MONTANA SPORT 1.8 MPFI FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2007
Contato:

Mensagem por gui_srs »

Salve Salve galera!

Tive meio sumido nos ultimos dias, mas tô de volta.
Vamos as novidades:

Bom, estamos trabalhando na função autonomia e estou testando no meu carro a leitura do nível de combustivel.
Só agora que tive tempo de mudar a ligação do fio do medidor de combustível e colocar o resistor de 100K ne entrada do pino A7. Até então, estava ligado direto, mas vi que realmente é necessário a utilização do resisitor. Por que?

Ao contrário do que eu imaginava, notei que a tensão aumenta de acordo com que o nível do combustível abaixa. E que se manter sem resistor, tenho praticamente certeza que a tensão irá extrapolar os 5V suportados pelo Arduino e irá dar problema.

Os valores medidos até agora foram os seguintes (Valores medidos com o fio ligado direto na entrada A7, sem resistor):

Tanque cheio: NiTanq = 420
3/4 Tanque: NiTanq = 630
1/2 Tanque: NiTanq = 930.

Hoje o tanque está um pouquinho abaixo da metade. Então, notando que o valor estava se aproximando do máximo de 1024, acabei de colocar o resistor de 100K. Medi a tensão nesse momento (pouco abaixo de 1/2) e Obtive 4,2V no fio do medidor antes do resistor. Depois do resistor, medi 2,1V na entrada A7. Ou seja, temos um divisor 1 para 2 (sei lá como se diz rsrs).

Assim, podemos considerar as leituras acima pela metade, considerando agora o resistor de 100K no circuito:
(Cansei, me corrija se estiver errado)

Tanque cheio: NiTanq = 210
3/4 Tanque: NiTanq = 315
1/2 Tanque: NiTanq = 465.

Lembro que estes valores são aproximados, pois o medidor não é tão preciso assim e acaba variando para mais e para menos, então tirei uma média. Todas as medições foram feitas com o motor ligado.

Cansei, estamos no caminho certo?
robsonlobinho
:: Wind ::
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000

Mensagem por robsonlobinho »

Isso ae projeto tá ficando top rs

Enviado de meu GT-I9515L usando Tapatalk
edu_atibaia
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2008

Mensagem por edu_atibaia »

Bom dia pessoal preciso de ajuda! Fiz todos procedimentos, desbloqueio do tid, montagem da placa, carreguei o soft no arduino, na hora de testar não apareceu nada no tid. Onde posso ter errado?

Obs. O carro que estou tentando fazer é um astra
Obrigado.
gui_srs
Contato:

Mensagem por gui_srs »

edu_atibaia escreveu:Bom dia pessoal preciso de ajuda! Fiz todos procedimentos, desbloqueio do tid, montagem da placa, carreguei o soft no arduino, na hora de testar não apareceu nada no tid. Onde posso ter errado?

Obrigado.
Fala amigo.
O que acontece? A data some do TID e não aparece nada? Ou ela continua lá fixa?
gui_srs
Contato:

Mensagem por gui_srs »

Cansei,

Continuei as medições e agora tenho o valor do tanque em 1/4.
Então ficou até o momento:

1/2 Tanque: NiTanq = 465
1/4 Tanque: NiTanq = 630.

Só nao vi quanto ele fica quando está na Reserva.

Mais duas coisas:
Notei alguns bugs na Velocidade instantânea.
Em baixas velocidades isso não ocorre, e em altas velocidades também não notei.
Notei que ocorre entre 60 e 120 km/h. Ele vai marcando certo e do nada ele marca uns valores malucos (pra menos e pra mais) e depois volta. E sempre ocorre na mesma faixa, principalmente quando a velocidade começa a cair. Fiz dois videos para poder mostrar melhor o que acontece:

a Velocidade Media Total (VM) também demora para começar a marcar um valor válido depois do Reset (aquele detalhe do INF que aparece).

Notei também um Bug no Tempo Total de viagem (TT):

Bom, por enquanto é isso.
Abrass
cansei
:: Piquet ::
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por cansei »

gui_srs escreveu:Cansei, estamos no caminho certo?
Beleza, é isso aí. Estamos no caminho certo sim.
edu_atibaia escreveu:Bom dia pessoal preciso de ajuda! Fiz todos procedimentos, desbloqueio do tid, montagem da placa, carreguei o soft no arduino, na hora de testar não apareceu nada no tid. Onde posso ter errado?

Obrigado.
O que precisa fazer agora é tentar cercar o problema.
Se o arduino está conseguindo apagar a data do TID vc precisa checar as conexões/fios que ligam os pinos D3, D4 e D5 ao pinos equivalentes no TID. Veja se estão bem ligadas e ligadas corretamente, e cheque as soldas também.
gui_srs escreveu:Cansei,

Continuei as medições e agora tenho o valor do tanque em 1/4.
Então ficou até o momento:

1/2 Tanque: NiTanq = 465
1/4 Tanque: NiTanq = 630.

Só nao vi quanto ele fica quando está na Reserva.
Blz. Quando chegar perto do fim do tanque me passe o valor que aparece. Em cima disso vou bolar o algoritmo.
gui_srs escreveu:Mais duas coisas:
Notei alguns bugs na Velocidade instantânea.
Em baixas velocidades isso não ocorre, e em altas velocidades também não notei.
Notei que ocorre entre 60 e 120 km/h. Ele vai marcando certo e do nada ele marca uns valores malucos (pra menos e pra mais) e depois volta. E sempre ocorre na mesma faixa, principalmente quando a velocidade começa a cair. Fiz dois videos para poder mostrar melhor o que acontece:

Entendi. Honestamente não sei o que pode ser.
Eu coloquei uma versão modificada do programa lá no drive que vai soltando no monitor serial o valor das variáveis. Eu preciso que vc capture essa saída da serial e me indique os instantes em que os problemas aconteceram.

É só deixar o TID exibindo a velocidade que ele vai soltando tudo no monitor serial.
gui_srs escreveu:a Velocidade Media Total (VM) também demora para começar a marcar um valor válido depois do Reset (aquele detalhe do INF que aparece).
Se esse problema ainda acontece é pq o trataento que eu montei não ta funcionando.
Assim como na velocidade instantanea, eu ajustei o programa pra quando estiver exibindo a velocidade média ele soltar tudo no monitor serial, aí me mande a saída quando o INF estiver aparecendo no TID.
gui_srs escreveu:Notei também um Bug no Tempo Total de viagem (TT):

Bom, por enquanto é isso.
Abrass
Eu já vi esse problema antes e a causa era um erro em outra parte do programa que nem tinha relação com a contagem de tempo, provavelmente deixou zuada toda a memória do arduino e refletiu aí. Em outras palavras não sei o que pode ser.

Em todo o caso eu fiz aqui a mesma coisa que na velocidade. O programa vai mandar pro monitor serial (logo quando o programa é iniciado) o tempo carregado da memória e ao exibir o TT ele vai soltar o valor das variáveis. Me passe os resultados pra eu dar uma avaliada.
edu_atibaia
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2008

Mensagem por edu_atibaia »

gui_srs escreveu:

Obrigado.
Fala amigo.
O que acontece? A data some do TID e não aparece nada? Ou ela continua lá fixa?
boa tarde,
no final de semana peguei para mexer resolvi o problema agora esta funcionando! Qual os valores que vc esta usando no seu astra de fatorDist, fatorVel, fatorCons, fatorDist, fatorVel_2? Obrigado pela atenção.
Responder