Está sim, é que o "a" de agosto fez o arquivo aparecer antes dos mais antigos do mês de julho.
De qualquer forma eu apaguei os antigos e só tem o novo agora.
[TUTORIAL] - Computador de bordo através do TID
-
- :: Wind ::
- Modelo do veiculo: CORSA GLS 1 6 MPFI 2P
- Ano de fabricação: 1997
Conseguir fazer o projeto do timmer com um relé temporizado aon
-
Conseguir fazer um timmer muito bom com o relé aon temporizado, é só remover o relé interno e ligar o Arduíno no lugar delegui_srs escreveu:Então, o circuito que está montado na minha placa é diferente do que eu mandei o esquema elétrico pra vcs. Esse que tem no meu aqui foi meu pai que fez de cabeça. Mas é similiar a este que eu mandei. Na minha placa usam 2 transistores para o Timer. O maior ali é o regulador 7808.unBond escreveu:Eu vi 4 transistor na placa e você usou só 3? Não entendi direito esse timer.
Eu enviei dois esquemas pra vcs, um com relé, e um com transistor.
Com relé
Com transistores
O com relé eu cheguei a testar, e vi que realmente funciona. O do outro esquema eu não fiz. Mas por ser um Circuito de baixo consumo não há necessidade de se usar relé pq o transistor ja dá conta do recado.
De qualquer forma qualquer um deles irá atender.
Beleza, irei gravar o código mais tarde e continuar o testes. Valeu!cansei escreveu: Encontrei dois errinhos bobos no código. O programa até salvava o consumo, o problema estava na hora de carregar.
Já coloquei no drive uma versão corrigida.
Os outros problemas podem ser consequência desses erros. Tenta fazer um teste agora e vê como fica.
-
- :: Super ::
- Modelo do veiculo: MONTANA SPORT 1.8 MPFI FLEXPOWER
- Ano de fabricação: 2007
- Contato:
E aí brother, beleza?klaytonboy10 escreveu:Conseguir fazer o projeto do timmer com um relé temporizado aon
Como que é esse relé Aon? acho que não conheço.. Em simples montar o timer dessa forma?
Uh rapaz perdão, acho que eu não prestei atenção. Vou gravar essa nova e testar...cansei escreveu:Está sim, é que o "a" de agosto fez o arquivo aparecer antes dos mais antigos do mês de julho.
De qualquer forma eu apaguei os antigos e só tem o novo agora.
-
Fala cansei, muito bom seu tutorial. Mas será que tinha como adicionar uma regra para acionar um relé uns 20seg depois que o Arduíno fosse alimentado ?
-
- :: Piquet ::
- Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 FLEXPOWER
- Ano de fabricação: 2004
Dentro do programa procure esse trecho abaixo:
Esse trecho só aparece uma vez, não tem como errar. Embaixo do zera_intervalo_C(); coloque isso aqui:
No lugar do XX coloque o número do pino do Arduino que vc vai usar pra controlar o rele.
E no começo do programa, junto com as outras declarações de variáveis, coloque o seguinte:
Pronto, é isso.
Lembrando que o Arduino não pode acionar diretamente um rele, vc precisa fazer um circuito tipo esse aqui com transistor e diodo:
Código: Selecionar todos
calcula_intervalo_C();
if (intervaloSecsC >= 1)
{
zera_intervalo_C();
if (tempo_rele < 20)
tempo_rele++;
else
digitalWrite(XX,HIGH);
E no começo do programa, junto com as outras declarações de variáveis, coloque o seguinte:
byte tempo_rele;
Lembrando que o Arduino não pode acionar diretamente um rele, vc precisa fazer um circuito tipo esse aqui com transistor e diodo:
-
Valeu cansei, obrigado. Você é o cara!
-
- :: Super ::
- Modelo do veiculo: MONTANA SPORT 1.8 MPFI FLEXPOWER
- Ano de fabricação: 2007
- Contato:
Fala Pessoal.
Andei meio fora esses dias. Estava em viagem.
Bom, quanto as novidades:
Estou testando a ultima versão do programa com Autonomia.
Cansei, realmente melhorou muito a questão da oscilação rápida. Ficou bem melhor de visualizar.
A variação ainda existe sim. E as vezes varia uma quantidade bem grande pra mais ou pra menos. No geral com o carro em movimento ela também fica alterando um pouco de valor. Mas já foi um grande avanço em relação ao que estava.
Vou ver se faço um video hoje ou amanhã e posto aqui para mostrar como tá ficando.
Cansei, realmente melhorou muito a questão da oscilação rápida. Ficou bem melhor de visualizar.
A variação ainda existe sim. E as vezes varia uma quantidade bem grande pra mais ou pra menos. No geral com o carro em movimento ela também fica alterando um pouco de valor. Mas já foi um grande avanço em relação ao que estava.
Vou ver se faço um video hoje ou amanhã e posto aqui para mostrar como tá ficando.
-
- Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
- Ano de fabricação: 2008
Cansei bom dia, estou com dificuldades em calibração da distância e velocidade. As constantes fatorDist e fatorVel seriam um ajuste mais "grosseiro" e as constantes fatorDist_2 e fatorVel_2 seriam o ajuste fino? Ou não tem nada a ver?
Qual seria a melhor maneira de calibrar o consumo?
Obrigado
Obrigado
-
- :: Piquet ::
- Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 FLEXPOWER
- Ano de fabricação: 2004
É, a variação dificilmente vai dar pra sumir com ela.gui_srs escreveu:Fala Pessoal.
Eu fiz uma atualização no programa pra diminuir um pouco mais ela, depois tenta fazer um teste.
Não tem nada a ver.Cansei bom dia, estou com dificuldades em calibração da distância e velocidade. As constantes fatorDist e fatorVel seriam um ajuste mais "grosseiro" e as constantes fatorDist_2 e fatorVel_2 seriam o ajuste fino? Ou não tem nada a ver?
Obrigado
O fatorDist e fatorVel são os fatores que vc precisa calibrar. O fatorDist_2 e fatorVel_2 são usados só no menu debug, lá eu coloquei uma opção pra mostrar a distância usando tanto fatorDist e fatorDist_2, e no caso da velocidade o fatorVel e o fatorVel_2.
É só um jeito pra te ajudar a chegar mais rápido no fator mais próximo do real pra vc.
O consumo eu recomendo vc encher o tanque e resetar o programa. Consuma parte ou todo o combustível e complete o tanque novamente. Compare o quanto a bomba marcou com o que o programa marcou e vá fazendo os ajustes do fatorCons em cima disso.
-