Olá amigos, esta apostila é parte do esforço coletivo dos usuários do Corsaclube na área de elétrica ao longo de quase 20 anos. Ela surgiu de duas necessidades; ter muitas informações consolidadas em um só lugar e entender melhor a elétrica do carro para instalar alguns acessórios de forma a seguir o esquema original da montadora.
Iniciei coletando o maior número possível de informações aqui no Clube, nos fóruns estrangeiros, no Youtube e nas apostilas de injeção disponíveis. Agradeço sobretudo aos usuários que coletaram essas informações antes de mim, aos que contribuíram com a área de elétrica e à excelente série de elétrica sobre o Corsa do Aélio Mendonça no Youtube.
Então passei a checar todas as informações coletadas. As informações que não estavam disponíveis, mapeei presencialmente. Com um paquímetro digital, inferi a medida da bitola dos cabos através dos diâmetros externos e outros dados. E então, chequei visualmente as cores. A grande maioria das fotos dos conectores foram capturadas presencialmente e passaram por edição (conectores com 20 anos de idade...)
Finalmente, quando estava quase tudo pronto, consegui 2 diagramas oficias da GM. Revisei tudo novamente e incluí as informações faltantes. De forma que os conectores fazem referência aos circuitos relevantes e às coordenadas correspondentes dos diagramas elétricos oficiais.
Alguns erros foram encontrados nos diagramas oficiais e no manual do usuário de Março/2000. Eles foram corrigidos para esta apostila. Um agradecimento especial ao Bange pelo auxílio nesta tarefa.
Tudo foi checado múltiplas vezes. Porém, dada a quantidade grande de informações, não é um trabalho imune a erros. Aos amigos que encontrarem erros, ou que quiserem contribuir para as próximas revisões da apostila, são muito bem-vindos.
A apostila foi feita na resolução de 300DPI no tamanho de uma folha A4. Inicialmente ela será postada como Rev.1 e, à medida que forem corrigidos erros ou adicionadas informações, novas revisões estarão disponíveis. Na pasta se encontra também outra pasta, com material de apoio. São 2 conjuntos de diagramas elétricos oficiais datados de 99 e de 2010. O de 2010 é a base para quase todas as referências de coordenadas. A excessão é a parte da buzina do alarme onde o diagrama referenciado é o de 99, pois foi o que se verificou presencialmente no chicote da Pickup Corsa 01/02.
Espero que ela seja útil, foi um trabalho de muitos meses e longas horas mensurando tudo e interpretando os diagramas.
Link para a download:
Agradecimentos: Aédio Mendonça, Bange, Brunnomaia, Cansei, Callinhos, Criscoelho, Eduardo Lirani, Fernando 4100, Fcm, Giba z/l, Ikaro, Jardel_GM, José Leal, Lamartinecarvalho, Lmm1973, Masbas, Manfio, Paulinho, Sousaman, Schermach, SemControle, Will.i.am5808, Wanderlei, Wilson, Wjunior. E tantos outros que contribuíram com a área de elétrica do Clube.
[DOWNLOAD] - Apostila de Elétrica Corsa B 99-04 MPFI 8v
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Curiosidades
Componentes com pelo menos uma entrada positiva não protegida por fusíveis: Airbag, ABS, Imobilizador, Alarme, Comutador, Alavanca dos Faróis e Setas, Chave de Iluminação, Alternador
Há erros no manual de Março/200 com relação aos fusíveis dos Vidros Elétricos, aos Reguladores do Faróis e à Luz de Ré. E uma generalizada falta de informações. E a inexistente parte dos relês
Há muitos erros nos diagramas, a maior parte aconteceu na mudança dos conectores X6 e X7 em 99. Outra boa parte é nas continuações dos circuitos. E também a falta de numerações nos terminais de muitos componentes
Há esquemas elétricos para as injeções que suportam gasolina com chumbo. Nacional e exportação. O que é estranho para os motores nacionais porque a gasolina com chumbo foi banida no Brasil em 89. Data em que foi banida em outros países da América Latina: Colômbia em 91, Bolívia em 96, Argentina em 98, Chile em 2002, Uruguai em 2004 e Peru em 2004
Qual o circuito mais complexo? Na minha opnião, é o do Ar Condicionado. Muitos relês e interruptores trabalhando em conjunto.E o mais complicado para entender, o das Setas
Nos Corsas produzidos para o México, há um interruptor ligado ao pedal da embreagem. Ele libera o funcionamento do motor de arranque.
No Peru, Equador, Bolívia e Venezuela, as ECUs dispõem de Sonda Lambda aquecida
Os diagramas mostram que os carros produzidos para a América Latina ainda contavam com Plug de Octanas
Houve produção de motores 1.3 para exportação para os seguintes países: Equador, Venezuela e Colômbia. A Colômbia teve ainda um 1.4 a partir de 98 com Sensor de Detonação. Todos Multec IEFI-6, como o nosso
O motor X16Xe conta com Sensor de Detonação, Válvula EGR, Sensor de Fase e Bomba de ar secundária
Na Argentina, os Classic tiveram motor 1.4 até o final da produção em 2016
Foram produzidos para exportação para a Itália motores 1.4 16v de 90 cavalos, os X14XE
O Alarme monitora a quebra do vidro traseiro através dos filetes resistivos de desembaçamento
A Bobina (DIS) consegue operar com até 8.000 giros do motor
O Fusível F14 dos carros MPFI com o segundo projeto dos vidros elétricos, é na verdade um disjuntor
Os seguintes componentes tiveram seus circuitos alterados ao longo da vida dos MPFI; Ar condicionado e Vidros Elétricos em Set/98, ABS em 97 e Alarme em 96. Houve também a grande mudança dos Conectores X6, X7 e ALDL depois de 98. Os X6 e X7 foram mudar novamente só depois de 2010, quando já estava extinta a central Multec IEFI-6
As cores dos cabos dos terminais se mantiveram relativamente constantes nos MPFI. Recordo agora só de 2 mudanças nas cores, sendo uma no Sensor de Temperatura Externa. Já algumas poucas bitolas, menos de 6, apresentam variação. É de pouca monta, geralmente de 0,75 para 1mm ou vice versa
Os Opel/Vauxall contavam com equipamentos de série ou opcionais como: Direção Elétrica, Lavadores dos Faróis, GPS, Aquecimento dos Bancos, DRL(para os Países da Escandinávia) e outras coisas bacanas. Mais informações abaixo
Componentes com pelo menos uma entrada positiva não protegida por fusíveis: Airbag, ABS, Imobilizador, Alarme, Comutador, Alavanca dos Faróis e Setas, Chave de Iluminação, Alternador
Há erros no manual de Março/200 com relação aos fusíveis dos Vidros Elétricos, aos Reguladores do Faróis e à Luz de Ré. E uma generalizada falta de informações. E a inexistente parte dos relês
Há muitos erros nos diagramas, a maior parte aconteceu na mudança dos conectores X6 e X7 em 99. Outra boa parte é nas continuações dos circuitos. E também a falta de numerações nos terminais de muitos componentes
Há esquemas elétricos para as injeções que suportam gasolina com chumbo. Nacional e exportação. O que é estranho para os motores nacionais porque a gasolina com chumbo foi banida no Brasil em 89. Data em que foi banida em outros países da América Latina: Colômbia em 91, Bolívia em 96, Argentina em 98, Chile em 2002, Uruguai em 2004 e Peru em 2004
Qual o circuito mais complexo? Na minha opnião, é o do Ar Condicionado. Muitos relês e interruptores trabalhando em conjunto.E o mais complicado para entender, o das Setas
Nos Corsas produzidos para o México, há um interruptor ligado ao pedal da embreagem. Ele libera o funcionamento do motor de arranque.
No Peru, Equador, Bolívia e Venezuela, as ECUs dispõem de Sonda Lambda aquecida
Os diagramas mostram que os carros produzidos para a América Latina ainda contavam com Plug de Octanas
Houve produção de motores 1.3 para exportação para os seguintes países: Equador, Venezuela e Colômbia. A Colômbia teve ainda um 1.4 a partir de 98 com Sensor de Detonação. Todos Multec IEFI-6, como o nosso
O motor X16Xe conta com Sensor de Detonação, Válvula EGR, Sensor de Fase e Bomba de ar secundária
Na Argentina, os Classic tiveram motor 1.4 até o final da produção em 2016
Foram produzidos para exportação para a Itália motores 1.4 16v de 90 cavalos, os X14XE
O Alarme monitora a quebra do vidro traseiro através dos filetes resistivos de desembaçamento
A Bobina (DIS) consegue operar com até 8.000 giros do motor
O Fusível F14 dos carros MPFI com o segundo projeto dos vidros elétricos, é na verdade um disjuntor
Os seguintes componentes tiveram seus circuitos alterados ao longo da vida dos MPFI; Ar condicionado e Vidros Elétricos em Set/98, ABS em 97 e Alarme em 96. Houve também a grande mudança dos Conectores X6, X7 e ALDL depois de 98. Os X6 e X7 foram mudar novamente só depois de 2010, quando já estava extinta a central Multec IEFI-6
As cores dos cabos dos terminais se mantiveram relativamente constantes nos MPFI. Recordo agora só de 2 mudanças nas cores, sendo uma no Sensor de Temperatura Externa. Já algumas poucas bitolas, menos de 6, apresentam variação. É de pouca monta, geralmente de 0,75 para 1mm ou vice versa
Os Opel/Vauxall contavam com equipamentos de série ou opcionais como: Direção Elétrica, Lavadores dos Faróis, GPS, Aquecimento dos Bancos, DRL(para os Países da Escandinávia) e outras coisas bacanas. Mais informações abaixo
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Alguns acessórios ou equipamentos elétricos e eletrônicos disponíveis para os Opel e Vauxall:
Direção elétrica 9156398 ou 9191628
Bancos aquecidos
Lavadores dos faróis
Teto solar
DRL nos países da Escandinávia. Na Dinamarca o DRL é obrigatório desde 1990
Graphic Information Display (GID) de código 24435396 junto com um receptor de gps de código 9114594 com Onstar
Módulo de Informação de Tráfego Oracle Trafficmaster de código 91157156
Plug de octanas
Fog lamp coding na caixa de fusíveis (é o espaço entre os relês R3 E R7)
Disqueteira 90487496 ou 9117669 ou 91155718 ou 90379268 (Modelos diferentes)
Accu light, uma lanterna que é recarregada no veículo 90369687
Hands Free para telefone 9162647
Sensor de estacionamento 90513499
Uma Sirene do Alarme estranha 90513383
Módulo para controle remoto do Alarme 90350784
Sensor de chuva 93160510
E algumas coisas curiosas, mas não de elétrica, como boné, caneca, baralho e calculadora...
Há até miniaturas com código de peça GM! 90485345 (GLS 5 portas), 91146342 (GSI vermelho), 904853444 (3 portas), 90485346 (GSI preto)
Catálogo das peças Opel e Vauxhall em
Direção elétrica 9156398 ou 9191628
Bancos aquecidos
Lavadores dos faróis
Teto solar
DRL nos países da Escandinávia. Na Dinamarca o DRL é obrigatório desde 1990
Graphic Information Display (GID) de código 24435396 junto com um receptor de gps de código 9114594 com Onstar
Módulo de Informação de Tráfego Oracle Trafficmaster de código 91157156
Plug de octanas
Fog lamp coding na caixa de fusíveis (é o espaço entre os relês R3 E R7)
Disqueteira 90487496 ou 9117669 ou 91155718 ou 90379268 (Modelos diferentes)
Accu light, uma lanterna que é recarregada no veículo 90369687
Hands Free para telefone 9162647
Sensor de estacionamento 90513499
Uma Sirene do Alarme estranha 90513383
Módulo para controle remoto do Alarme 90350784
Sensor de chuva 93160510
E algumas coisas curiosas, mas não de elétrica, como boné, caneca, baralho e calculadora...
Há até miniaturas com código de peça GM! 90485345 (GLS 5 portas), 91146342 (GSI vermelho), 904853444 (3 portas), 90485346 (GSI preto)
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Os símbolos da tampa da caixa de fusíveis
Nem todos os símbolos correspondem às funções do Corsa nacional. Talvez a Chevrolet tenha usado algum molde para injeção proveniente dos Opel. O que significam alguns símbolos:
KL15- Klemmenbezeichnungen 15, designação de terminal 15 (pós-chave)
KL30- Klemmenbezeichnungen 30, designação de terminal 30 (positivo constante)
Fusível para os lavadores dos faróis
Relê da bomba dos lavadores dos faróis
FI - Fuel Injection
DRL
Nem todos os símbolos correspondem às funções do Corsa nacional. Talvez a Chevrolet tenha usado algum molde para injeção proveniente dos Opel. O que significam alguns símbolos:
KL15- Klemmenbezeichnungen 15, designação de terminal 15 (pós-chave)
KL30- Klemmenbezeichnungen 30, designação de terminal 30 (positivo constante)
Fusível para os lavadores dos faróis
Relê da bomba dos lavadores dos faróis
FI - Fuel Injection
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Ajudar é o principal espírito do fórum...
Tentei baixar pelo computador, mas dá "erro ao compactar arquivo".
Tentei baixar pelo celular, mas dá que "o navegador não é compatível ".
Tentei baixar pelo computador, mas dá "erro ao compactar arquivo".
Tentei baixar pelo celular, mas dá que "o navegador não é compatível ".
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Oi Bange, o Google Drive parece que está com algum problema hoje. Aqui funciona o download apenas depois que deixo carregar a visualização da apostila. De qualquer forma, subi a apostila para o Proton Drive também. Segue o link:
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- Ano de fabricação: 2001
Subi a pasta toda para o Proton Drive, no caso do Google Drive dar problema. Nesta pasta se encontram, além da apostila, os materiais de apoio que também estão no Google Drive.
Revisão 1a no ar nos dois Drives. Pequenas mudanças na diagramação e ambiguidade no texto da introdução.
Link para a pasta no Proton Drive:
O link para o Google Drive continua o mesmo do primeiro tópico
Revisão 1a no ar nos dois Drives. Pequenas mudanças na diagramação e ambiguidade no texto da introdução.
Link para a pasta no Proton Drive:
O link para o Google Drive continua o mesmo do primeiro tópico
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O problema ao fazer o download no Google Drive (falha ao compactar) parece estar relacionado ao clicar em "fazer download de tudo". Se clicar no simbolo de download que surge quando a seta do mouse passa por cima do arquivo, o download funciona
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Pelo computador...
Google, consegui baixar o material de apoio, mas o Rev.1a, dá problema na compactação e nem baixa... mesmo com sua observação
Procton, baixou sem problemas
Pelo celular...
Google, dá incompatibilidade de browser...
Procton, diz que baixou, mas não consigo localizar o arquivo dentro do celular.
Google, consegui baixar o material de apoio, mas o Rev.1a, dá problema na compactação e nem baixa... mesmo com sua observação
Procton, baixou sem problemas
Pelo celular...
Google, dá incompatibilidade de browser...
Procton, diz que baixou, mas não consigo localizar o arquivo dentro do celular.
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