Boa noite pessoal.
Andei lendo aqui e não consegui encontrar nada parecido com o meu caso.
Estou tendo um problema com os freios do meu Corsa Sedan Premium 1.4 2010, de uns 15.000kms pra cá. Eu percebi que o carro perdeu muito a eficiência dos freios, além de um barulho alto e grave quando se freia, mesmo freando fraco ou forte. Já me falaram que as minhas pastilhas tinham vitrificado os discos (não sei se estou usando o termo correto). Foi feito o lixamento das pastilhas, quebraram os cantinhos para parar com o barulho, andei 3 quadras e voltou tudo de novo.
Agora, recentemente, troquei os 2 pneus dianteiros. Coloquei os que sempre uso - Pirelli P6 185/60 R14. Os traseiros são do mesmo modelo e tamanho, só que andei reparando que os freios depois da troca dos pneus estão travando muito fácil. Qualquer freiada forte que eu preciso dar lá se escuta o grito e se vê a fumaça. Nesse ritmo, meus pneus não vão durar 25.000kms hahahahahaha
Se alguem puder me dar uma ajuda, ficarei grato.
Estou pensando em fazer a troca do fluído de freio do sistema semana que vem. Li também que se colocar o DOT 5.1 evita o fadding dos freios (muito comum quando começa a andar forte e freiar forte).
Um abraço a todos.
[DÚVIDA] - Problema com os freios
- rafaelq
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[DÚVIDA] - Problema com os freios
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Pneus novos vem com uma camada tipo plástica que fazem com que a roda derrape com mais facilidade, pode ser isso que está acontecendo, é até perigoso rodar achando que estava com os pneus antigos, deve ter uma direção mais defensiva até gastar um pouco.
lulaf - corsa sedan classic 1.6 - 01/02 completo/gnv
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Vitrificado as pastilhas? se tiver, sinceramente, eu trocaria elas, mesmo lixando, a alta temperatura que elas chegaram já comprometeu o sistema. tem que olhar também se os discos ja não foram pro espaço!
Uma dica para amenizar este tipo de problema é prever a ação e frear um pouco antes ou então, usar redução de marchas para auxiliar na frenagem. de resto, somente olhando mesmo o problema de perto e certificando os componentes.
vá em um mecânico de confiança e de preferência em uma oficina especializada. Freio é uma coisa que não se brinca nunca, afinal de contas, Acelerar é opcional, mas parar é obrigatório!
Uma dica para amenizar este tipo de problema é prever a ação e frear um pouco antes ou então, usar redução de marchas para auxiliar na frenagem. de resto, somente olhando mesmo o problema de perto e certificando os componentes.
vá em um mecânico de confiança e de preferência em uma oficina especializada. Freio é uma coisa que não se brinca nunca, afinal de contas, Acelerar é opcional, mas parar é obrigatório!
Fotos do meu corsa! //www.asporty.com/viewtopic. ... sc&start=0
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Será que não está na hora de trocar os discos e pastilhas?! É fácil perceber isso, tire a roda e observe. Quando pastilhas e discos estão bons não faz barulho algum.
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Também acho que o problema é disco e pastilha, passou da hora, tem que verificar também os freios traseiros, ver se não estão vazando e trocar as lonas.
O fluído de freio é DOT4. Deve ser trocado a cada 2 anos. O fluído de freio também é usado na embreagem, não invente nessa área, use um DOT4 bom que não terá prolemas com fadiga, não em um Corsa sem preparação esportiva e com freios originais. Outro detalhe, freio motor ajuda, pelo jeito está abusando do pedal do freio e está pisando na embreagem, é o caso? Certeza? Repare.
As BMW´s da séria M usam DOT4 dependendo do ano. Só o disco de freio tem 14 polegadas... (hehehe) fora a potência enorme do motor. Não precisa exagerar. Se ler a embalagem do 4 também está escrito que reduz a fadiga.
Mais uma informação, não vai melhorar nada no pedal usando DOT4 ou DOT5.1, apenas o segundo tem maior resistência e dissipa mais calor, demora mais pra aquecer. Num trackday por exemplo com DOT4 dependendo da pista em 3 ou 4 voltas o freios esquenta e sofre com fadiga, com DOT5.1 demoram umas 6 voltas no mesmo caso. Se usar o frio motor como é o certo pode ficar tranquilo que não acontece nada e ainda tem mais controle do carro.
O fluído de freio é DOT4. Deve ser trocado a cada 2 anos. O fluído de freio também é usado na embreagem, não invente nessa área, use um DOT4 bom que não terá prolemas com fadiga, não em um Corsa sem preparação esportiva e com freios originais. Outro detalhe, freio motor ajuda, pelo jeito está abusando do pedal do freio e está pisando na embreagem, é o caso? Certeza? Repare.
As BMW´s da séria M usam DOT4 dependendo do ano. Só o disco de freio tem 14 polegadas... (hehehe) fora a potência enorme do motor. Não precisa exagerar. Se ler a embalagem do 4 também está escrito que reduz a fadiga.
Mais uma informação, não vai melhorar nada no pedal usando DOT4 ou DOT5.1, apenas o segundo tem maior resistência e dissipa mais calor, demora mais pra aquecer. Num trackday por exemplo com DOT4 dependendo da pista em 3 ou 4 voltas o freios esquenta e sofre com fadiga, com DOT5.1 demoram umas 6 voltas no mesmo caso. Se usar o frio motor como é o certo pode ficar tranquilo que não acontece nada e ainda tem mais controle do carro.
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uso o dot5 da varga no meu carro
qnd se troca disco/pastilhas tem q freiar com cuidado pra fazer a cura....rodei uns 300km sem usar muito o freio, mas ficou ótimo pra um carro q original não tinha freio.....
pneus novos vem com essa camada sem vergonha q deixa escorregadio, tem q ter cautela os primeiros kms, em moto se ve muita gente cair por conta disso...
qnd se troca disco/pastilhas tem q freiar com cuidado pra fazer a cura....rodei uns 300km sem usar muito o freio, mas ficou ótimo pra um carro q original não tinha freio.....
pneus novos vem com essa camada sem vergonha q deixa escorregadio, tem q ter cautela os primeiros kms, em moto se ve muita gente cair por conta disso...
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- rafaelq
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Pessoal, obrigado pelas informações.
Só pra não ser chato e não dar um parecer para vocês, fiz uma revisão geral no sistema de freios do meu carro ontem.
Desmontamos as rodas para ver as pastilhas e estavam ja com menos de meia vida, ainda rodavam mais uns 8.000kms mas eu ja estava de saco cheio. Coloquei um jogo TRW originais, e agora está freiando como antes, como quando era zero. Show de bola. Por causa da minha pressa, ja deixei conversado com o meu mecânico sobre a troca do fluído de freios, que tem que ser feita sem pressa, para não ter problemas. As lonas traseiras estão com 80% de vida ainda, foram trocadas em novembro passado.
Agradeço pela atenção de vocês e pela ajuda. Eu achava que era algo mais grave, mas felizmente, era somente as pastilhas. Troquei de mecânico. O mesmo que colocou essas pastilhas ruins no meu carro, estragou 2 rolamentos de roda do ex Corolla do meu pai. O cara ja fazia serviço nos nossos carros a um bom tempo, nunca tivemos problemas. Até agora não entendi porque que ele resolveu relaxar desse jeito. Mas agora estou indo no mecânico que sempre fomos, na cidade em que morávamos, a 80km da onde moro hoje. É aquela velha história, não troque o certo pelo duvidoso né....
E quanto ao fadding que eu citei, tive isso umas 2 ou 3 vezes só, mas por andar forte mesmo e freiar em cima, mesmo usando freio motor... hahahahaha a minha idéia de trocar pelo 5.1 era de fazer um UP, se fosse melhor, mas não farei. Vou colocar o DOT4 original mesmo.
Mais uma vez, obrigado pelas informações.
Só pra não ser chato e não dar um parecer para vocês, fiz uma revisão geral no sistema de freios do meu carro ontem.
Desmontamos as rodas para ver as pastilhas e estavam ja com menos de meia vida, ainda rodavam mais uns 8.000kms mas eu ja estava de saco cheio. Coloquei um jogo TRW originais, e agora está freiando como antes, como quando era zero. Show de bola. Por causa da minha pressa, ja deixei conversado com o meu mecânico sobre a troca do fluído de freios, que tem que ser feita sem pressa, para não ter problemas. As lonas traseiras estão com 80% de vida ainda, foram trocadas em novembro passado.
Agradeço pela atenção de vocês e pela ajuda. Eu achava que era algo mais grave, mas felizmente, era somente as pastilhas. Troquei de mecânico. O mesmo que colocou essas pastilhas ruins no meu carro, estragou 2 rolamentos de roda do ex Corolla do meu pai. O cara ja fazia serviço nos nossos carros a um bom tempo, nunca tivemos problemas. Até agora não entendi porque que ele resolveu relaxar desse jeito. Mas agora estou indo no mecânico que sempre fomos, na cidade em que morávamos, a 80km da onde moro hoje. É aquela velha história, não troque o certo pelo duvidoso né....
E quanto ao fadding que eu citei, tive isso umas 2 ou 3 vezes só, mas por andar forte mesmo e freiar em cima, mesmo usando freio motor... hahahahaha a minha idéia de trocar pelo 5.1 era de fazer um UP, se fosse melhor, mas não farei. Vou colocar o DOT4 original mesmo.
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Passei por este problema com pastilhas novas da AcDelco.
Depois de umas freadas fortes as mesmas vitrificaram e começaram a fazer este barulho mais grave ao frenar.
Abraço
Depois de umas freadas fortes as mesmas vitrificaram e começaram a fazer este barulho mais grave ao frenar.
Abraço
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