Pessoal boa tarde,
Hoje vindo pela Av. Brasil meu carro começou a perder potencia e parei ele, veio se arrastando até em casa vi se tinha água no carro, mais não sabia o que era!!
Chegando em casa levei no mecânico liguei o carro com muita dificuldade ele com um barulho estranho tipo um vrum vrum(ratiando) isso vindo do motor quando mantinha a aceleração ele falava um crec crec crec sequencial o 3 mecanicos falaram que era junta do motor queimada que ela provavelmente rachou no meio e estava passando compressão para outro cilindro.
Ele disse que é preciso faciar o cabeçote e trocar a junta apenas, me cobrou +- 350,00 porque ainda tem algumas pecinhas.
Isso talvez aconteceu porque um tempo atras minha agua baixou fiz o procedimento de limpeza do arrefecimento com agua do rádiador (Azul), estourou um monte de mangueiras e bomba d'agua, aproveitei e troquei correia. Depois de alguns dias a agua baixou de novo e procurei o mecanico ele se mudou, fiquei olhando todos os dias a agua e sempre baixando e completando.
Sera que pelo fato de o carro ter andado sem água ocacionou a ruptura da junta? Resumo alem da troca da Junta do Cabeçote que preciso mais verificar?
Pistões, Aneis, Tuchos? E a água do radiador, posso colocar?
Desculpe o texto grande!!
Junta do cabeçote queimada.
- xucrute
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Junta do cabeçote queimada.
Corsinha 96 4p
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Em dezembro do ano passado quando ainda estava com meu Azulão, Corsa B, vindo pelo Aterro do Flamengo, vindo de boa a 100 km/h, quando notei o ponteiro da temperatura quase estático nos 100º, conhecendo meu carro vi que aquilo não era normal, nem pensei duas vezes, parei o carro quase já chegando na altura do Aeroporto Santos Dumont....
Resumo da opera, quando parei o carro vi que a junção das mangueiras que isolavam o sistema pra não ir mais para o radiador de ar quente, haviam se soltado, aquelas abraçadeiras de ferro que segurava as duas se deslocou, não rodei nem uns 500 mts com o carro naquela temperatura, e quando abri o capô já tinha um leve cheiro de queimado, porém não houve nenhum dano na junta e em outras partes.
Xucrute eu acho que se você tivesse segurado e não tivesse seguido com o carro, seus danos seriam menores.
Quanto o valor que o mecânico te cobrou, se for mão de obra ta no preço, mês passado meu amigo fez isso tudo no Celta dele, queimou a junta do cabeçote e o mecânico cobrou R$ 370.
Resumo da opera, quando parei o carro vi que a junção das mangueiras que isolavam o sistema pra não ir mais para o radiador de ar quente, haviam se soltado, aquelas abraçadeiras de ferro que segurava as duas se deslocou, não rodei nem uns 500 mts com o carro naquela temperatura, e quando abri o capô já tinha um leve cheiro de queimado, porém não houve nenhum dano na junta e em outras partes.
Xucrute eu acho que se você tivesse segurado e não tivesse seguido com o carro, seus danos seriam menores.
Quanto o valor que o mecânico te cobrou, se for mão de obra ta no preço, mês passado meu amigo fez isso tudo no Celta dele, queimou a junta do cabeçote e o mecânico cobrou R$ 370.
"Corseando e desfilando por ai"
Corsa B Super 1996 "Azulão"
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//asporty.com/viewtopic.php?t=96967
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- José Leal
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O problema de abrir o motor é que nunca é somente a troca da junta e limpeza/retífica do cabeçote. Sempre tem outras coisinhas a mais. Então, prepare o bolso.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -
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xucrute, eu acho que precisa ter muuita experiência para, sem nenhum teste, condenar a junta do cabeçote.
Se ainda tivesse borbulhando lá no reservatório de expansão, o diagnóstico seria certo, mas entre cilindros???
Tem como comprovar pelo teste de compressão...aí é tiro e queda...
Também não acho que dê para dizer direto que precise de aplainar sem abrir e conferir com a régua de planicidade... pode até ser o caso de rachadura na parede entre cilindros e aí será o caso de troca do cabeçote ou solda com reposição eventual de material perdido com frezamento para correção da irregularidade da solda.
De qualquer forma:
1 - Conferir por medição da compressão
2 - Abrir e ver o estrago
3 - Aplicar a técnica necessária ao reparo ou substituir o que precisar
Se for possível, filme a bagaça antes de abrir, depois de aberto e as soluções aplicadas...depois posta aqui pra gente ficar com um registro bem documentado...
Quanto as suas perguntas...
O problema não é faltar água...o problema é aumentar a temperatura a ponto de fundir junta ou partes do cabeçote...certamente o ponteiro lhe avisou, mas vc. não reparou...
Dependendo da idade de seu motor, as vezes é conveniente (mas também caro), uma retífica completa, já que vai mexer...e só dá pra verificar itens como pistão, anéis, etc... abrindo, avaliando, medindo...
Se o seu motor tiver com menos de 80.00Km, acho desnecessário o restante, mais do que isso vai sair mais caro, porém é melhor entregar o motor inteiro numa boa retífica e pegar ele zerado e com garantia...é minha opinião.
Se ainda tivesse borbulhando lá no reservatório de expansão, o diagnóstico seria certo, mas entre cilindros???
Tem como comprovar pelo teste de compressão...aí é tiro e queda...
Também não acho que dê para dizer direto que precise de aplainar sem abrir e conferir com a régua de planicidade... pode até ser o caso de rachadura na parede entre cilindros e aí será o caso de troca do cabeçote ou solda com reposição eventual de material perdido com frezamento para correção da irregularidade da solda.
De qualquer forma:
1 - Conferir por medição da compressão
2 - Abrir e ver o estrago
3 - Aplicar a técnica necessária ao reparo ou substituir o que precisar
Se for possível, filme a bagaça antes de abrir, depois de aberto e as soluções aplicadas...depois posta aqui pra gente ficar com um registro bem documentado...
Quanto as suas perguntas...
O problema não é faltar água...o problema é aumentar a temperatura a ponto de fundir junta ou partes do cabeçote...certamente o ponteiro lhe avisou, mas vc. não reparou...
Dependendo da idade de seu motor, as vezes é conveniente (mas também caro), uma retífica completa, já que vai mexer...e só dá pra verificar itens como pistão, anéis, etc... abrindo, avaliando, medindo...
Se o seu motor tiver com menos de 80.00Km, acho desnecessário o restante, mais do que isso vai sair mais caro, porém é melhor entregar o motor inteiro numa boa retífica e pegar ele zerado e com garantia...é minha opinião.
- xucrute
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Ele fez o testo do reservatório de água e borbulhou realmente. Com certeza o buraco será mais embaixo, já estou preparando a minha esposa pra esse valor que saíra do nosso orçamento.
Eu também estava com o meu carro estava muito acelerado ele disse que será precisa trocar um sensor na TBI, não é aquele que tem uma mola e uma agulha e outro ao lado desse, fica praticamente atras da TBI.
Comentei também sobre a tampa de válvula que vivia vazando já troquei a junta algumas vezes e nao deu certo ele disse que a junta pode estar empenada ele irá verificar isso também.
Se o problema for só o cabeçote e a junta, blz, mais tenho medo que a pressão de cima afete a parte de baixo do motor como as válvulas isso realmente pode acontecer não é??
Quanto deve estar custando um motor novo parte de cima e de baixo? Uns 3k??
Eu também estava com o meu carro estava muito acelerado ele disse que será precisa trocar um sensor na TBI, não é aquele que tem uma mola e uma agulha e outro ao lado desse, fica praticamente atras da TBI.
Comentei também sobre a tampa de válvula que vivia vazando já troquei a junta algumas vezes e nao deu certo ele disse que a junta pode estar empenada ele irá verificar isso também.
Se o problema for só o cabeçote e a junta, blz, mais tenho medo que a pressão de cima afete a parte de baixo do motor como as válvulas isso realmente pode acontecer não é??
Quanto deve estar custando um motor novo parte de cima e de baixo? Uns 3k??
Corsinha 96 4p
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A comprovação do borbulhamento é indicativo de no mínimo a junta...mais que isso, tem que verificar ao abrir...
Motor acelerado, na maioria das vezes é sujeira no TBI, IAC ou TPS (atuador da ML ou sensor da borboleta)...tem que primeiro limpar tudo e se continuar, analisar o restante...
Tampa da válvula?? Vc. deve estar falando da tampa dos tuchos...ali tem uma junta fácil de se trocar, mas se o vazamento era sistemático, vc. pode estar com entupimento no chamado filtro do respiro do óleo para a admissão...um entupimento ali cria pressão desnecessária no motor e aí provoca vazamentos constantes não só na tampa dos tuchos como na tampa da troca do óleo...
A junta dali não é rígida, logo não há empeno...o que pode ocorrer (não tendo problemas com o citado filtro), é a má colocação ou aperto (pouco ou excessivo), ali não se usa veda juntas... é somente a junta original e pronto...se não tiver torquímetro para o aperto correto, o normal é ir apertando tudo por igual e observando se vaza...tem que ter sensibilidade para não esbagaçar a junta ou espanar as roscas do castelo ou gaiola.
Se o seu motor não tinha nenhum outro sintoma antes da queima da junta, é provável que nada mais seja do que apenas a parte superior, onde as válvulas se encontram, além do eixo de comando, balancins, tuchos...
A queima da junta, não sendo um evento ocasional, é provocada por excesso de temperatura (por falta ou insuficiência do líquido de arrefecimento, ou óleo mais que vencido), e por excesso de pressão devido a alterações da taxa de compressão por retíficas anteriores que vão diminuindo a câmara...conferir junto a retífica é uma boa pra evitar mais problemas futuros...pois pode ter chegado a um limite que só a troca resolve em definitivo...
Se não houve trancamento do motor, é difícil que o problema da queima da junta venha a interferir na parte de baixo, que normalmente é mais afetada pela qualidade da lubrificação, seja por insuficiência de óleo ou perda de características por exceder o tempo de uso, além é claro do desgaste normal pela quilometragem do carro.
Olha é difícil dizer o quanto, pois quando cai na retífica é que eles vão desmontar e medir tudo micrometricamente, fazendo o serviço onde for necessário... mas um bom chute fica entre 2 e 2,5K tanto para a parte de cima quanto para a de baixo, ou seja, um motor inteiro fica em torno de 5K..podendo ainda variar de acordo com a retífica, pois este serviço não é tabelado...
Motor acelerado, na maioria das vezes é sujeira no TBI, IAC ou TPS (atuador da ML ou sensor da borboleta)...tem que primeiro limpar tudo e se continuar, analisar o restante...
Tampa da válvula?? Vc. deve estar falando da tampa dos tuchos...ali tem uma junta fácil de se trocar, mas se o vazamento era sistemático, vc. pode estar com entupimento no chamado filtro do respiro do óleo para a admissão...um entupimento ali cria pressão desnecessária no motor e aí provoca vazamentos constantes não só na tampa dos tuchos como na tampa da troca do óleo...
A junta dali não é rígida, logo não há empeno...o que pode ocorrer (não tendo problemas com o citado filtro), é a má colocação ou aperto (pouco ou excessivo), ali não se usa veda juntas... é somente a junta original e pronto...se não tiver torquímetro para o aperto correto, o normal é ir apertando tudo por igual e observando se vaza...tem que ter sensibilidade para não esbagaçar a junta ou espanar as roscas do castelo ou gaiola.
Se o seu motor não tinha nenhum outro sintoma antes da queima da junta, é provável que nada mais seja do que apenas a parte superior, onde as válvulas se encontram, além do eixo de comando, balancins, tuchos...
A queima da junta, não sendo um evento ocasional, é provocada por excesso de temperatura (por falta ou insuficiência do líquido de arrefecimento, ou óleo mais que vencido), e por excesso de pressão devido a alterações da taxa de compressão por retíficas anteriores que vão diminuindo a câmara...conferir junto a retífica é uma boa pra evitar mais problemas futuros...pois pode ter chegado a um limite que só a troca resolve em definitivo...
Se não houve trancamento do motor, é difícil que o problema da queima da junta venha a interferir na parte de baixo, que normalmente é mais afetada pela qualidade da lubrificação, seja por insuficiência de óleo ou perda de características por exceder o tempo de uso, além é claro do desgaste normal pela quilometragem do carro.
Olha é difícil dizer o quanto, pois quando cai na retífica é que eles vão desmontar e medir tudo micrometricamente, fazendo o serviço onde for necessário... mas um bom chute fica entre 2 e 2,5K tanto para a parte de cima quanto para a de baixo, ou seja, um motor inteiro fica em torno de 5K..podendo ainda variar de acordo com a retífica, pois este serviço não é tabelado...
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Xucrute vejo as vezes vendendo nesses sites como Bomnegocio e OLX, anúncio de venda de peças de ferro-velho legalizado, com NF, tudo regularizado.
Já vi motor completo de Corsa B saindo por lá por 1.200 k a 1.500, não acha uma possibilidade interessante e até mais econômica pra vc? Claro, estou me referindo a tudo legalizado, com NFm logo que você terá que ver como é o procedimento de documentação pra por um novo motor em seu carro, eu particularmente desconheço esse processo.
Já vi motor completo de Corsa B saindo por lá por 1.200 k a 1.500, não acha uma possibilidade interessante e até mais econômica pra vc? Claro, estou me referindo a tudo legalizado, com NFm logo que você terá que ver como é o procedimento de documentação pra por um novo motor em seu carro, eu particularmente desconheço esse processo.
"Corseando e desfilando por ai"
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nao adianta a troca do motor saindo tao bom negocio o motor, tem q ver a documentacao pra legalizar, isso sendo mesma potencia.....
pra ta borbulhando a junta foi muito alem de entre os cilindros apenas, mas o lado bom q muitas vezes fica somente nisso de junta e facear mesmo
pra ta borbulhando a junta foi muito alem de entre os cilindros apenas, mas o lado bom q muitas vezes fica somente nisso de junta e facear mesmo
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1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
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- xucrute
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Ele disse que iria faciar e não retificar,
Qual a diferença de uma ou de outra? Estarei levando o carro hoje para ele!
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Corsinha 96 4p
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Retificar é tornar reto...facear é recuperar a face.
São processos de usinagem que muitas vezes se confundem...
Em metal...furar, abrir rosca, retificar, tornear, facear, polir, brunir etc... no ramo automotivo é tudo feito numa retífica...
São processos de usinagem que muitas vezes se confundem...
Em metal...furar, abrir rosca, retificar, tornear, facear, polir, brunir etc... no ramo automotivo é tudo feito numa retífica...
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