[DÚVIDA] - Luz do freio de mão

Tire suas dúvidas sobre o sistema elétrico do Corsa: ligações, fusíveis, sinalização, chicotes, etc. Você também pode saber sobre neon, leds ou luzes diferentes ou algo sobre a iluminação do Corsa.
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Fernando 4100
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[DÚVIDA] - Luz do freio de mão

Mensagem por Fernando 4100 »

Ontem percebi que a luz do freio de mão tá acendendo ao ligar o carro (mesmo com o freio solto) e se comportando igual a luz da bateria. Essa semana tô tão cansado que nem sei mais somar 2+2, então antes de fuçar, vou perguntar: Isso não seria algum problema já conhecido dos Corseiros?
Reparei também que os faróis de neblina não tão acendendo, embora acabei de testar e tem 12V no plug deles. Nem sei se tem algo a ver uma coisa com a outra...

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Mensagem por gtmski »

Como está o nível do fluido de freio? Um dos negativos nessa lâmpada é chaveado na tampa do reservatório do fluido de freio
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Mensagem por Bange »

Sim... o alarme é duplo...
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Mensagem por Fernando 4100 »

O nível tá certo, já chequei e até já jampeei o chicote pra ver se não era a bóia que tava ruim.
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Mensagem por gtmski »

Vou chutar alto... vá no conector fêmea do reservatório do fluido de freio e meça a tensão entre a massa do carro e o terminal 2 (segundo a Apostila de Elétrica) no momento que a luz de freio acende indevidamente.
Na placa flexível do Painel de Instrumentos há um único diodo. Ele está conectado entre a massa do Soquete 8 (Luz de Freio) e um dos terminais do Soquete 3 (Luz da Bateria). Aquele diodo está ali para quando, antes do alternador em funcionamento, ambas luzes acenderem. Quando o alternador entra em funcionamento, há tensão naquele terminal do Soquete 3 e o diodo impede a condução de corrente para o negativo da luz de freio. Se este diodo estiver com uma fuga intermitente, seria possível a sua situação.

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Mensagem por Fernando 4100 »

Como dizia o antigo ditado... "Uma imagem tanto bate até que fura!" :mrgreen:

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Mensagem por gtmski »

Pois é, não deveria ter tensão ali... achei que era um chute alto porque é difícil um diodo ali dar defeito, mas pode ser o caso... ele pode estar funcionando como um dos resistores em um circuito divisor de tensão. Pior que nem se medir a resistência na polaridade inversa dele o problema pode se mostrar, o jeito seria ou tirá-lo fora ou trocá-lo. Eu arrancaria fora, não concordo com a luz de freio acender antes da partida, na marra. Ela deveria acender só com o freio de mão puxado ou com nível baixo de fluido de freio. Mas não custa testar a resistência na polaridade inversa, antes.
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Mensagem por Bange »

O objetivo dela (e de todas as outras de alarme) acender no estágio I, é notificar ao motorista que todas as luzes do painel estão boas e aptas para a monitoração do que lhe cabe.
Tem carros mais modernos que move até todos os ponteiros com o mesmo objetivo... é uma espécie de "check list" automático.
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Mensagem por Fernando 4100 »

Agora vai ficar uns dias... Sem ânimo de tirar o painel de novo pra trocar um mísero diodo...
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Mensagem por gtmski »

Bange escreveu: Segunda-feira 19 2022f Setembro 2022 02:13:45 PM Tem carros mais modernos que movem até todos os ponteiros com o mesmo objetivo... é uma espécie de "check list" automático.
Desses eu gosto
Fernando 4100 escreveu: Segunda-feira 19 2022f Setembro 2022 02:39:06 PM Agora vai ficar uns dias... Sem ânimo de tirar o painel de novo pra trocar um mísero diodo...
Tem que tomar cuidado ao soldar nessa placa flexível, ela não é lá muito resistente ao calor do ferro
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