Boa tarde, pessoal.
EU comprei um Corsa Classic original à álcool, 2005.
No manual, eu não achei o modelo do sistema de injeção. E procurando na internet, fiquei bem confuso.
Afinal de contas, qual é o modelo correto do sistema de injeção? Aproveitando, alguém tem o diagrama elétrico? Estou penando para fazer o carro comunicar com o scanner.
Obrigado.
[DÚVIDA] - Corsa Classic 2005 álcool - Qual é o sistema de injeção?
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É a injeção normal dos MPFI pré-VHC. Multec IEFI-6.
Para scanner, pegue um OP-COM, tem no mercadolivre
Diagramas elétricos você encontra no meu Google Drive na parte de Apostila de Elétrica / Material de Apoio / Diagramas Elétricos 2010 ( 2010 é a data da confecção do documento, eles cobrem vários anos dos MPFI), bem como boa parte da Apostila de Elétrica serve para o seu carro
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Muito obrigado!!!!gtmski escreveu: ↑Quinta-feira 16 2023f Março 2023 06:42:44 PM É a injeção normal dos MPFI pré-VHC. Multec IEFI-6.
Para scanner, pegue um OP-COM, tem no mercadolivre
Diagramas elétricos você encontra no meu Google Drive na parte de Apostila de Elétrica / Material de Apoio / Diagramas Elétricos 2010 ( 2010 é a data da confecção do documento, eles cobrem vários anos dos MPFI), bem como boa parte da Apostila de Elétrica serve para o seu carro
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De nada. Tenho algumas dicas para o Opcom:
É bem mais fácil fazê-lo funcionar no Windows 7 do que no 10 e no 11. Mas ainda assim, no 7, precisa ativar o modo de teste do Windows porque os drivers não tem assinatura válida.
Às vezes é necessário testar várias versões do software do Opcom até encontrar uma que se entenda direito com a ECU. Há também o software Vauxcom. Com ele, algumas opções a mais estão disponíveis como por ex, destravar o TID.
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Bom dia. O scanner não comunica com a UCE do motor, independente do scanner que eu uso. O meu carro não tem imobilizador, porém tem a cablagem do mesmo e um jumper entre os pinos 6 e 7. Eu encontrei uma dica no Youtube, que quando isso ocorre, é necessário curto-circuitar os pinos 2 e 7 , estabelecendo comunicação entre o conector OBDii e a UCE. Não deu certo. Já ouviu falar dessa pane?gtmski escreveu: ↑Sexta-feira 17 2023f Março 2023 01:29:22 PMDe nada. Tenho algumas dicas para o Opcom:
É bem mais fácil fazê-lo funcionar no Windows 7 do que no 10 e no 11. Mas ainda assim, no 7, precisa ativar o modo de teste do Windows porque os drivers não tem assinatura válida.
Às vezes é necessário testar várias versões do software do Opcom até encontrar uma que se entenda direito com a ECU. Há também o software Vauxcom. Com ele, algumas opções a mais estão disponíveis como por ex, destravar o TID.
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O jumper nos terminais 6 e 7 do imobilizador é para fazer um bypass do sinal de velocidade (VSS) do painel direto para a ECU, normal para carros sem imobilizador.
Algo que confunde com relação ao conector de diagnóstico dos corsa Multec IEFI-6 é que ele não é OBD-2, embora pareça. É um padrão proprietário da GM chamado de ALDL (no seu caso, é o ALDL-16) que é baseado no OBD-1
Jumpear os pinos 2 e 7 não faria sentido, pois o pino 2 do ALDL-16 não é conectado.
Tentou com o scanner Op-Com? Ele é meio chatinho de fazer funcionar mesmo
Algo que confunde com relação ao conector de diagnóstico dos corsa Multec IEFI-6 é que ele não é OBD-2, embora pareça. É um padrão proprietário da GM chamado de ALDL (no seu caso, é o ALDL-16) que é baseado no OBD-1
Jumpear os pinos 2 e 7 não faria sentido, pois o pino 2 do ALDL-16 não é conectado.
Tentou com o scanner Op-Com? Ele é meio chatinho de fazer funcionar mesmo
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Ou está falando de "jumpear" os terminais 2 e 7 do conector do imobilizador? Achei o vídeo que falou. Nesa situação, seria o mesmo que um jumper entre o C1 da ECU (negativo para a lâmpada de anomalias) e o B2 da ECU (que é por onde a ECU recebe o VSS do transponder (ou do painel)) . Novidade para mim essa "gambi", mas se funcionou no vídeo...
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Então, olha o que ocorreu na "gambi": eu movimentei o carro e a lâmpada MIL apagava e acendia, de acordo com a rotação kkkk, ou seja, indicando que recebe o GND do VSS. Os meus scanners são todos padrão OBD2. Não sabia dessa diferença ALDL e OBD2. Eu ainda perguntei pro vendedor do scanner se lia GM 2005. Já cancelei a compra e vou devolver.gtmski escreveu: ↑Segunda-feira 20 2023f Março 2023 11:26:59 AM Ou está falando de "jumpear" os terminais 2 e 7 do conector do imobilizador? Achei o vídeo que falou. Nesa situação, seria o mesmo que um jumper entre o C1 da ECU (negativo para a lâmpada de anomalias) e o B2 da ECU (que é por onde a ECU recebe o VSS do transponder (ou do painel)) . Novidade para mim essa "gambi", mas se funcionou no vídeo...
Eu analisei o esquema e não encontrei o ENGINE DATA LINE (Pino 7dp conector ALDL) , somente a saída para a lâmpada MIL (CHECK ENGINE). Eu teria que encontrar a saída da ECU para eu ler o protocolo e daí, ler o código de falhas.
aLIÁS, o esquema do meu carro é da página 42, daquele diagrama que vc me passou?
Obrigado.
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Hahaha era o comportamento que eu esperava mesmo
Então, na verdade seu carro é um frankenstein, não pode se atentar somente ao ano. É como o Classic 1.6 03 e 04... a injeção é a dos Corsas desde 96 e não as "novas" MT25 (de 2002 do VHC gasolina e de 2005 dos primeiros Flex ) e MT27E (de 2009 dos Flex de segunda geração). O pessoal faz confusão porque, embora o Corsa a álcool tenha alta taxa de compressão, o motor dele não é chamado de VHC pela GM. Termo este que ela reserva aos flex e/ou só gasolina.
No seu caso, o diagrama correto é o da página 11: SOHC - Motor a Álcool - IEFI-6 - MPFI
Se quiser dar uma olhadinha na apostila, lá tem todos esses conectores que estamos comentando; imobilizador, os 2 da ECU, ALDL-16, os intermediários e muitos outros
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gtmski escreveu: ↑Segunda-feira 20 2023f Março 2023 07:19:03 PMHahaha era o comportamento que eu esperava mesmo
Então, na verdade seu carro é um frankenstein, não pode se atentar somente ao ano. É como o Classic 1.6 03 e 04... a injeção é a dos Corsas desde 96 e não as "novas" MT25 (de 2002 do VHC gasolina e de 2005 dos primeiros Flex ) e MT27E (de 2009 dos Flex de segunda geração). O pessoal faz confusão porque, embora o Corsa a álcool tenha alta taxa de compressão, o motor dele não é chamado de VHC pela GM. Termo este que ela reserva aos flex e/ou só gasolina.
Olá, boa noite. Eu suspeitava disso: um frankestein kkkkk. Mas ele está lindo, todo original, manual do proprietário e tudo mais.
Bom, O meu scanner OBD2 é 16 pinos. O conector de diagnostico tem 16 pinos, porém não são compatíveis, correto, pois se trata de um ALDL da GM? Eu tenho ou que comprar um adaptador ou um scanner específico pro GM? Se sim, vc me indicou o Op-Com.
Eu nunca peguei esse carro, daí essas dúvidas. Muito obrigado pelas dicas.
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