Inspirado nos testes sobre filtros de óleo do blog Dia de Garagem ,
Resolvi abrir um filtro.
Filtro: Mann Filter W7 Multi 18
Rosca: M18 x 1.5
Comprimento (sem o anel de vedação): 85mm
Comprimento do elemento filtrante: 2,54m
Abertura do elemento filtrante: 54mm
Válvula Bypass: Não
Válvula de retenção: Sim
Vedação do elemento: Sim, pela vedação da válvula de retenção
Ele é da categoria dos filtros de maior volume. Assim como os Bosch B7 Top 18, os Mahle OC 504 Plus e Framm PH4722. Os recomendam para motores acima de 1.6, mas julgo serem úteis para os motores do Corsa de todas as capacidades cúbicas. Dispõem de maior área filtrante e logo, maior vazão e menor necessidade de acionamento da válvula bypass do bloco
Já com ferrugem na rosca, filtro guardado dentro da caixa por 1 ano. Não vem envolto em plástico protetivo. Da esquerda superior para a direita inferior, em ordem: Copo, elemento filtrante, mola-lingueta onde o elemento se apoia no copo, topo do filtro com anel de vedação, base e mola da válvula de retenção e vedação da válvula de retenção
Elemento filtrante arqueado e com abertura de 54mm. Ele é maior do que os tradicionais do Corsa, que tem por volta de 45mm
Os componentes da válvula de retenção:
Detalhe do fechamento do elemento no corpo. Fechamento irregular, com o final mais espaçado. O comprimento do elemento, sendo 2,54m, é maior do que os dos filtros analisados pelo blog Dia de Garagem. Nele, os comprimentos dos filtros testados variavam de 1.4 a 1.9 metros. Assim, o elemento deste filtro fica mais prensado na base, como se vê na imagem. É de se imagina se isso é detrimental à performance deste filtro.
Detalhe do elemento filtrante contra a luz:
[INFO] - Por dentro do filtro de óleo
- gtmski
- :: Sport ::
- Mensagens: 1155
- Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
- Localização: São Paulo - SP
- Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
- Ano de fabricação: 2001
[INFO] - Por dentro do filtro de óleo
Apostila de Elétrica Corsa B 99-04 MPFI 8v: viewtopic.php?t=116339
Google Drive:
Google Drive:
- Manfio
- :: Champ ::
- Mensagens: 413
- Registrado em: Sábado 12 2016f Março 2016 12:33:18 AM
- Localização: Não Informado
- Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
- Ano de fabricação: 1994
Muito boa análise. Realmente é de se entender que quanto maior o papel arqueado ao se utilizar esse tipo de elemento filtrante "amarelado" mais difícil se torna a distribuição.
O ACDelco tem esse mesmo problema. Aumentaram a área do elemento arqueado e durante a montagem ficou comprometido pela qualidade da prensagem.
Eu já vi um projeto no Toyota "PSL915" em que o elemento era de outro material, era branco. Não tinha esse problema de arqueamento, mas as pesquisas que fiz, aquele tipo de elemento filtrante permite que impurezas de maior tamanho passem pelo filtro. Talvez tenha sido, por isso, a descontinuidade.
MANN W712/22 de 2022
Eu tenho um MANN igual ao post antigo, mas pelo que vi tem a válvula bypass.
O ACDelco tem esse mesmo problema. Aumentaram a área do elemento arqueado e durante a montagem ficou comprometido pela qualidade da prensagem.
Eu já vi um projeto no Toyota "PSL915" em que o elemento era de outro material, era branco. Não tinha esse problema de arqueamento, mas as pesquisas que fiz, aquele tipo de elemento filtrante permite que impurezas de maior tamanho passem pelo filtro. Talvez tenha sido, por isso, a descontinuidade.
MANN W712/22 de 2022
Eu tenho um MANN igual ao post antigo, mas pelo que vi tem a válvula bypass.
- gtmski
- :: Sport ::
- Mensagens: 1155
- Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
- Localização: São Paulo - SP
- Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
- Ano de fabricação: 2001
Segundo o pessoal do fórum Monzeiros, o W7 Multi 18 passou por revisão quando se tornou preta a carcaça... parece que mudaram a válvula de retorno, mas não indicam que adicionaram uma bypass nele....
Na sua última foto, supõe que aquilo é o bypass? Acho que não, o W7 desmontando também é assim no fundo.
AInda em relação à sua última foto, o que parece ser uma válvula de retenção é a vedação do elemento ao copo? Estranho uma vedação com um diâmetro tão grande.
Na sua última foto, supõe que aquilo é o bypass? Acho que não, o W7 desmontando também é assim no fundo.
AInda em relação à sua última foto, o que parece ser uma válvula de retenção é a vedação do elemento ao copo? Estranho uma vedação com um diâmetro tão grande.
Apostila de Elétrica Corsa B 99-04 MPFI 8v: viewtopic.php?t=116339
Google Drive:
Google Drive:
- Manfio
- :: Champ ::
- Mensagens: 413
- Registrado em: Sábado 12 2016f Março 2016 12:33:18 AM
- Localização: Não Informado
- Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
- Ano de fabricação: 1994
Acho que não é uma válvula bypass. Tem a aparência de uma imagem do clube do Monza que tem a válvula em cima, mas deve ser apenas o suporte do fundo de fixação colado.
- Manfio
- :: Champ ::
- Mensagens: 413
- Registrado em: Sábado 12 2016f Março 2016 12:33:18 AM
- Localização: Não Informado
- Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
- Ano de fabricação: 1994
Confesso que não vejo vantagem minerar ou correr atrás um filtro de marca X ou Y se a troca de lubrificante é feita nos prazos.
Só comprei MANN porque era muito barato perto de um Tecfil praticamente a metade do preço.
Só comprei MANN porque era muito barato perto de um Tecfil praticamente a metade do preço.
- Manfio
- :: Champ ::
- Mensagens: 413
- Registrado em: Sábado 12 2016f Março 2016 12:33:18 AM
- Localização: Não Informado
- Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
- Ano de fabricação: 1994
O ruim de ter dois carros é o gasto com lubrificantes, ainda mais quando se anda pouco. Troco por questão de consciência, mas pesa no bolso.
Aqui tinha uma Scania 142 HS só usava mineral e a KM nunca foi problema para trocar de viscosidade ou tipo. Hoje somos viciados em sintéticos pra tudo.
Aqui tinha uma Scania 142 HS só usava mineral e a KM nunca foi problema para trocar de viscosidade ou tipo. Hoje somos viciados em sintéticos pra tudo.
- gtmski
- :: Sport ::
- Mensagens: 1155
- Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
- Localização: São Paulo - SP
- Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
- Ano de fabricação: 2001
Deixa eu abrir um Bosch qualquer hora, acho que vai mudar de opinião kkk
Apostila de Elétrica Corsa B 99-04 MPFI 8v: viewtopic.php?t=116339
Google Drive:
Google Drive:
- gtmski
- :: Sport ::
- Mensagens: 1155
- Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
- Localização: São Paulo - SP
- Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
- Ano de fabricação: 2001
O problema do mineral é que não há mais minerais certificados SM ou SP, não? Talvez SM ainda se encontre, posso estar enganado... mas SP nunca vi mineralManfio escreveu: ↑Segunda-feira 29 2022f Agosto 2022 12:44:18 PM O ruim de ter dois carros é o gasto com lubrificantes, ainda mais quando se anda pouco. Troco por questão de consciência, mas pesa no bolso.
Aqui tinha uma Scania 142 HS só usava mineral e a KM nunca foi problema para trocar de viscosidade ou tipo. Hoje somos viciados em sintéticos pra tudo.
Apostila de Elétrica Corsa B 99-04 MPFI 8v: viewtopic.php?t=116339
Google Drive:
Google Drive:
- gtmski
- :: Sport ::
- Mensagens: 1155
- Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
- Localização: São Paulo - SP
- Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
- Ano de fabricação: 2001
Ops, ato falho... entenda "SM" como "SN"
Apostila de Elétrica Corsa B 99-04 MPFI 8v: viewtopic.php?t=116339
Google Drive:
Google Drive:
-
- Tópicos Semelhantes
- Respostas
- Exibições
- Última mensagem
-
- 6 Respostas
- 50407 Exibições
-
Última mensagem por Bange
-
- 5 Respostas
- 62537 Exibições
-
Última mensagem por Fernando 4100
-
- 1 Respostas
- 6042 Exibições
-
Última mensagem por Wilson
-
- 10 Respostas
- 64019 Exibições
-
Última mensagem por Wilson
-
- 4 Respostas
- 14846 Exibições
-
Última mensagem por gtmski
-
- 6 Respostas
- 58767 Exibições
-
Última mensagem por gtmski
-
- 11 Respostas
- 8579 Exibições
-
Última mensagem por Invalid_user_7431
-
- 3 Respostas
- 51417 Exibições
-
Última mensagem por gtmski
-
- 0 Respostas
- 62771 Exibições
-
Última mensagem por Wilson
-
- 5 Respostas
- 71544 Exibições
-
Última mensagem por gtmski