[INFO] - Por dentro do filtro de óleo

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gtmski
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[INFO] - Por dentro do filtro de óleo

Mensagem por gtmski »

Inspirado nos testes sobre filtros de óleo do blog Dia de Garagem ,
Resolvi abrir um filtro.

Filtro: Mann Filter W7 Multi 18
Rosca: M18 x 1.5
Comprimento (sem o anel de vedação): 85mm
Comprimento do elemento filtrante: 2,54m
Abertura do elemento filtrante: 54mm
Válvula Bypass: Não
Válvula de retenção: Sim
Vedação do elemento: Sim, pela vedação da válvula de retenção

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Ele é da categoria dos filtros de maior volume. Assim como os Bosch B7 Top 18, os Mahle OC 504 Plus e Framm PH4722. Os recomendam para motores acima de 1.6, mas julgo serem úteis para os motores do Corsa de todas as capacidades cúbicas. Dispõem de maior área filtrante e logo, maior vazão e menor necessidade de acionamento da válvula bypass do bloco

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Já com ferrugem na rosca, filtro guardado dentro da caixa por 1 ano. Não vem envolto em plástico protetivo. Da esquerda superior para a direita inferior, em ordem: Copo, elemento filtrante, mola-lingueta onde o elemento se apoia no copo, topo do filtro com anel de vedação, base e mola da válvula de retenção e vedação da válvula de retenção

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Elemento filtrante arqueado e com abertura de 54mm. Ele é maior do que os tradicionais do Corsa, que tem por volta de 45mm

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Os componentes da válvula de retenção:

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Detalhe do fechamento do elemento no corpo. Fechamento irregular, com o final mais espaçado. O comprimento do elemento, sendo 2,54m, é maior do que os dos filtros analisados pelo blog Dia de Garagem. Nele, os comprimentos dos filtros testados variavam de 1.4 a 1.9 metros. Assim, o elemento deste filtro fica mais prensado na base, como se vê na imagem. É de se imagina se isso é detrimental à performance deste filtro.

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Detalhe do elemento filtrante contra a luz:

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Mensagem por Manfio »

Muito boa análise. Realmente é de se entender que quanto maior o papel arqueado ao se utilizar esse tipo de elemento filtrante "amarelado" mais difícil se torna a distribuição.
O ACDelco tem esse mesmo problema. Aumentaram a área do elemento arqueado e durante a montagem ficou comprometido pela qualidade da prensagem.
Eu já vi um projeto no Toyota "PSL915" em que o elemento era de outro material, era branco. Não tinha esse problema de arqueamento, mas as pesquisas que fiz, aquele tipo de elemento filtrante permite que impurezas de maior tamanho passem pelo filtro. Talvez tenha sido, por isso, a descontinuidade.

MANN W712/22 de 2022
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Eu tenho um MANN igual ao post antigo, mas pelo que vi tem a válvula bypass.
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Mensagem por gtmski »

Segundo o pessoal do fórum Monzeiros, o W7 Multi 18 passou por revisão quando se tornou preta a carcaça... parece que mudaram a válvula de retorno, mas não indicam que adicionaram uma bypass nele....
Na sua última foto, supõe que aquilo é o bypass? Acho que não, o W7 desmontando também é assim no fundo.
AInda em relação à sua última foto, o que parece ser uma válvula de retenção é a vedação do elemento ao copo? Estranho uma vedação com um diâmetro tão grande.
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Acho que não é uma válvula bypass. Tem a aparência de uma imagem do clube do Monza que tem a válvula em cima, mas deve ser apenas o suporte do fundo de fixação colado.
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Confesso que não vejo vantagem minerar ou correr atrás um filtro de marca X ou Y se a troca de lubrificante é feita nos prazos.
Só comprei MANN porque era muito barato perto de um Tecfil praticamente a metade do preço.
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Mas quando tiver um com válvula antirretorno, acho vantagem a compra.
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Mensagem por Manfio »

O ruim de ter dois carros é o gasto com lubrificantes, ainda mais quando se anda pouco. Troco por questão de consciência, mas pesa no bolso.
Aqui tinha uma Scania 142 HS só usava mineral e a KM nunca foi problema para trocar de viscosidade ou tipo. Hoje somos viciados em sintéticos pra tudo.
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Manfio escreveu: Segunda-feira 29 2022f Agosto 2022 12:34:00 PM Confesso que não vejo vantagem minerar ou correr atrás um filtro de marca X ou Y se a troca de lubrificante é feita nos prazos.
Só comprei MANN porque era muito barato perto de um Tecfil praticamente a metade do preço.
Deixa eu abrir um Bosch qualquer hora, acho que vai mudar de opinião kkk
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Manfio escreveu: Segunda-feira 29 2022f Agosto 2022 12:44:18 PM O ruim de ter dois carros é o gasto com lubrificantes, ainda mais quando se anda pouco. Troco por questão de consciência, mas pesa no bolso.
Aqui tinha uma Scania 142 HS só usava mineral e a KM nunca foi problema para trocar de viscosidade ou tipo. Hoje somos viciados em sintéticos pra tudo.
O problema do mineral é que não há mais minerais certificados SM ou SP, não? Talvez SM ainda se encontre, posso estar enganado... mas SP nunca vi mineral
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Mensagem por gtmski »

Ops, ato falho... entenda "SM" como "SN"
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