Ola, Obrigado pela criação e manutenção deste site tão útil!
Tenho um Corsa Classic 2004 desde o O!, e hoje (07/2022) do nada apresentou uma pane elétrica, o painel apagou a luz da Bateria acendeu, e as 2 ventoinhas(o Corsa tem ar)não desligam!, e o ventilador 1 esta na velocidade 2!,... detalhe, o fuzivel 17 queimou e não adianta colocar outro q queima na hora, dei uma geral e não encontro nada. alguém teria uma ideia do que esta acontecendo??, antes de levar ao auto elétrico, pois não confio muito no mecanico/eletricista/funileiro e tb palpiteiro.
[DÚVIDA] - Pane elétrica
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É ano 2004/ modelo 2004 ou ano 2004/ modelo 2005? 1.0 ou 1.6?
Com essas informações, dá para dar alguns palpites, mas dificilmente vai escapar de um auto-elétrico. Porque pode ser alguma fuga para o neutro dentro de algum eletroduto ou atrás do ninho de rato que é a fiação interna a partir da caixa de fusíveis.
Só uma das ventoinhas está na velocidade 2?
Com essas informações, dá para dar alguns palpites, mas dificilmente vai escapar de um auto-elétrico. Porque pode ser alguma fuga para o neutro dentro de algum eletroduto ou atrás do ninho de rato que é a fiação interna a partir da caixa de fusíveis.
Só uma das ventoinhas está na velocidade 2?
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Ola - grato pela ajuda - e 2004/2004 - 1.0 com ar , ja olhei os fios e nem sinal de curto, tenho e o carro desde de 0 KM, a fiação aparentemente esta intacta( e so tirar a poeira....), quanto ao defeito, alem do fusivel 17, as duas ventoinhas ligam no maximo e a valvula de ciclagem(ar quente) tb ligagtmski escreveu: ↑Domingo 31 2022f Julho 2022 02:47:25 PM É ano 2004/ modelo 2004 ou ano 2004/ modelo 2005? 1.0 ou 1.6?
Com essas informações, dá para dar alguns palpites, mas dificilmente vai escapar de um auto-elétrico. Porque pode ser alguma fuga para o neutro dentro de algum eletroduto ou atrás do ninho de rato que é a fiação interna a partir da caixa de fusíveis.
Só uma das ventoinhas está na velocidade 2?
Tem um esquema que copiei dos artigos aqui do clube, mas ainda não o "decifrei", por favor podem postar comentarios.
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Tem que ir isolando os grandes consumidores ou controladores de grandes correntes... se já tem uma ventoinha parada, pode ser um começo retirando o(s) relé(s) que participam da alta para tal ventoinha...
Houve alguma manutenção antes do problema?
Houve alguma manutenção antes do problema?
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nunca teve nada relacionada a eletrica,....esse problema apareceu do nada!
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O motor já é VHC, não?. O painel de instrumentos é sem LCD? Supondo que sim para as duas perguntas, o fusível F17 nos VHC 1.0 2004 com AC é um pós-chave (linha 15) responsável por:
Painel de instrumentos (iluminação dos soquetes 1,3,4,5,7,8,11,12,14 e positivo para o velocímetro e contra-giros, mas não é responsável pela iluminação global do painel), TID, iluminações (porta luvas, botões dos vidros, chave de ventilação e chave dos faróis), bobina do relê do desembaçador traseiro, alimentação do relê R6 da cigarra dos faróis ligados, rádio e bobina do relê R1 (K60, embreagem do compressor do AC).
Com relação aos MPFI, seu VHC 2004 não teve muitas mudanças elétricas (elas surgirão nos modelos posteriores). Posso ter esquecido alguma função do fusível F17, mas acho que é isso, conferi nos diagramas antes. Dê uma olhada na apostila de elétrica dos MPFI, muita coisa vale para os VHC e também nos diagramas elétricos, estes já contém as mudanças dos VHC até 2010:
viewtopic.php?t=116339
O painel de instrumentos se explica pelo fusível F17. Os soquetes 2 (farol alto), 6 (lanterna de neblina), 9 (reboque), 10 (setas), 13 (cinto), A, B e C (iluminação global) não dependem do fusível F17, mas o resto sim. A luz da bateria no seu caso se acende porque o soquete dela (soquete 3) tem um dos terminais conectado ao D+ do alternador e outro no fusível F17. Logo, o terminal no soquete 3 que é ligado ao fusível F17 está fazendo papel de negativo (ou, para ser mais correto, está com diferença de potencial em relação ao D+ do alternador). Assim, sugiro que há um curto-circuito na linha do fusível F17 pós caixa de fusíveis.
A elétrica do ar-condicionado nos VHC sofreu alterações, as bobinas dos relês K51, K52 e K70 deixaram de ser alimentadas pelo fusível F17 e passaram a ser pelo fusível F6, por isso é possível ambas ventoinhas na velocidade máxima, independente do F17. Notou se o ar-condicionado está funcionando? Não deveria, a bobina do relê K60 (embreagem do compressor) é alimentada pelo F17. Agora, o motivo de ambas ventoinhas estarem no máximo? Mistério. Pode ser a ECU acionando os relês para velocidade máxima em resposta a alguma leitura errada (ou algum curto que está dando essa leitura errada)
Como o Bange sugeriu, começe retirando os respectivos relês relacionados ao fusível F17
Painel de instrumentos (iluminação dos soquetes 1,3,4,5,7,8,11,12,14 e positivo para o velocímetro e contra-giros, mas não é responsável pela iluminação global do painel), TID, iluminações (porta luvas, botões dos vidros, chave de ventilação e chave dos faróis), bobina do relê do desembaçador traseiro, alimentação do relê R6 da cigarra dos faróis ligados, rádio e bobina do relê R1 (K60, embreagem do compressor do AC).
Com relação aos MPFI, seu VHC 2004 não teve muitas mudanças elétricas (elas surgirão nos modelos posteriores). Posso ter esquecido alguma função do fusível F17, mas acho que é isso, conferi nos diagramas antes. Dê uma olhada na apostila de elétrica dos MPFI, muita coisa vale para os VHC e também nos diagramas elétricos, estes já contém as mudanças dos VHC até 2010:
viewtopic.php?t=116339
O painel de instrumentos se explica pelo fusível F17. Os soquetes 2 (farol alto), 6 (lanterna de neblina), 9 (reboque), 10 (setas), 13 (cinto), A, B e C (iluminação global) não dependem do fusível F17, mas o resto sim. A luz da bateria no seu caso se acende porque o soquete dela (soquete 3) tem um dos terminais conectado ao D+ do alternador e outro no fusível F17. Logo, o terminal no soquete 3 que é ligado ao fusível F17 está fazendo papel de negativo (ou, para ser mais correto, está com diferença de potencial em relação ao D+ do alternador). Assim, sugiro que há um curto-circuito na linha do fusível F17 pós caixa de fusíveis.
A elétrica do ar-condicionado nos VHC sofreu alterações, as bobinas dos relês K51, K52 e K70 deixaram de ser alimentadas pelo fusível F17 e passaram a ser pelo fusível F6, por isso é possível ambas ventoinhas na velocidade máxima, independente do F17. Notou se o ar-condicionado está funcionando? Não deveria, a bobina do relê K60 (embreagem do compressor) é alimentada pelo F17. Agora, o motivo de ambas ventoinhas estarem no máximo? Mistério. Pode ser a ECU acionando os relês para velocidade máxima em resposta a alguma leitura errada (ou algum curto que está dando essa leitura errada)
Como o Bange sugeriu, começe retirando os respectivos relês relacionados ao fusível F17
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Quando falei manutenção, não me referi especificamente e elétrica... qualquer manutenção, pois mesmo na mecânica por vezes se aperta uma peça contra um fio ou bate-se em um chicote e danifica os isolamentos, etc...
Mas o F17, nem é um fusível tão grande... é de 10A e alimenta bobinas (não os contatos de alta corrente de motores, etc...), mas curto é curto e não se sabe onde e nem pra onde né...(uma vez uma moeda caiu por trás de meu painel, não lembro se o Verona ou a Belina e fez uma salada de curtos).
A técnica nestes casos é substituir o fusível por uma lâmpada de teste, que numa situação normal não acenderá ou acenderá muito fraca pois creio que apenas algumas lâmpadas do painel irão acender (sem nenhum acionamento tipo lanterna, rádio, porta aberta... nada, só a chave).
Como tal fusível está queimando, a corrente é maior que sua capacidade e a lâmpada deverá acender bem... de posse de uma esquema, vai se desligando cada ramal até a lâmpada apagar ou ficar bem fraca... algum conhecimento da localização de conectores é fundamental.
Mas o F17, nem é um fusível tão grande... é de 10A e alimenta bobinas (não os contatos de alta corrente de motores, etc...), mas curto é curto e não se sabe onde e nem pra onde né...(uma vez uma moeda caiu por trás de meu painel, não lembro se o Verona ou a Belina e fez uma salada de curtos).
A técnica nestes casos é substituir o fusível por uma lâmpada de teste, que numa situação normal não acenderá ou acenderá muito fraca pois creio que apenas algumas lâmpadas do painel irão acender (sem nenhum acionamento tipo lanterna, rádio, porta aberta... nada, só a chave).
Como tal fusível está queimando, a corrente é maior que sua capacidade e a lâmpada deverá acender bem... de posse de uma esquema, vai se desligando cada ramal até a lâmpada apagar ou ficar bem fraca... algum conhecimento da localização de conectores é fundamental.
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Ola, todos Muito obrigado pelas dicas, Como ainda não consegui ver o problema - trabalho - estou deixando o fim de semana p ver isso. espero ser divertido....- é espero que seja! - vou posta os etapas e os resultado conforme forem acontecendo.
Grato a todos
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RESOLVIDO!!- depois de passar raiva com mechanicos, se eu mesmo burro, -com empenho e persistência, resolvi!- um dos mechanicos falou que era problema de chicote ia ter que trocar tudo! taloco!! e ainda me cobrou 50tão, porque deu uma olhada, não vou ficar mais pobre e ele não vai ficar mais rico - vai ficar sempre na mesmo "coisa"...- resolvi eu mesmo essa empreita, o problema era um rele AMARELO, Velocidade2 da Ventoinha, que possui um circuito temporizado dentro do rele que dificulta o diagnostico de curto-
Obrigado a todos pela ajuda - os diagramas ajudaram MUUIITO.
DIVERTIDO O FIM DE SEMANA!
Obrigado a todos pela ajuda - os diagramas ajudaram MUUIITO.
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